Nesta quinta-feira (30), o professor Alexandre Cabral, no programa de edição de especial de final de ano, BM&C Cenários, contou com a participação do gestor de renda variável da Somma Investimentos, Maurício Gallego e o sócio e analista da Monett Investimentos, Felipe Paletta, para avaliar se crise energética deve seguir atrapalhando 2022.
Nesse sentido, Gallego destacou que em um cenário do Brasil crescendo, a questão da demanda energética seria uma preocupação, no entanto, a perspectiva é de que não aconteça, logo, enfrentarímos uma crise energética em relação a demanda.
Em relação a oferta energética, o gestor afirmou que não tem apresentado crescimento em grandes proporções, visto que as chuvas não supriram a demanda. “No entanto, a oferta não tem apresentado crescimento em grandes proporções, em que entramos em bandeira vermelha no setor de energia, resultando em preocupação com a crise hídrica, onde as chuvas não salvaram”.
Por fim, em linha com a perspectiva do gestor, Paletta, acredita que 2021 foi um ano desafiador e 2022, em que dependemos das chuvas. “Apesar de atualmente sermos menos dependentes de hidrelétricas, ainda representa 60% da nossa matriz energética”.
Confira a análise na íntegra:
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.