O 13º salário é um benefício garantido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), onde é adicionado um valor extra no fim do ano, de acordo com os meses trabalhados durante os últimos 12 meses. O valor é dividido em duas parcelas, sendo a primeira paga até dia 30 de novembro e a segunda até 20 de dezembro.
O cenário inflacionário deixou os consumidores mais cautelosos. De acordo com a pesquisa da Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC), o número de brasileiros com dívidas cresceu pelo 11° mês seguido, chegando a 74,6% das famílias. Com isso, quem não vai usar o dinheiro extra para sair do vermelho, deve buscar maneiras de aumentar os ganhos.
Para isso, a BM&C News conversou com o analista fundamentalista da Mirae Asset, Pedro Galdi, que deu dicas de como aumentar a rentabilidade do 13º salário.
Com a Selic a 9,25%, os investidores passaram a olhar para a renda fixa como uma oportunidade de aumentar os ganhos. Galdi afirma que é preciso direcionar os recursos parcialmente em renda fixa e outra parte em renda variável.
“Os percentuais devem ser pensados de acordo com o perfil do investidor. Se for conservador é melhor só ficar na renda fixa. Um moderado pode ter uma maior parcela em renda fixa e uma menor em renda variável”, disse o analista.
Galdi destacou que o desempenho da Bolsa de Valores é um dos piores comparados com outras Bolsas, ficando acima apenas da Bolsa da Venezuela, que caiu 99% neste ano. Por aqui, o Ibovespa caiu até novembro 14%, de acordo com o especialista.
“Uma dica simples para o investidor é imaginar que a vida é de 100 anos. Com isso, ele tira a idade dele, o que sobrar pode ir para renda variável. Se a pessoa tiver 30 anos pode colocar 70% na renda variável, pois ele terá tempo para aumentar seus recursos no mercado acionário e produtos não faltam”, avaliou o analista.
Reserva
Para Galdi, o investidor deve ter inicialmente o equivalente a seis salários aplicados em renda fixa, coberta pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Esta estratégia está associada ao fato de que podem surgir surpresas e este valor acaba sendo uma reserva para eventos não esperados.
Investir
A partir da reserva, o investidor pode começar a diversificar e colocar mais produtos em suas cestas de investimentos. “Se conservador aumenta a renda fixa, se moderado comece a ter renda variável e ser for agressivo tenha renda fixa +fundo multimercado + ações”, pontuou Galdi e acrescentou que para escolher as melhores opções de investimentos e que melhor se encaixa com seu perfil, pode-se buscar recomendações de analistas de corretoras.
Quite dívidas
Antes de começar a investir, priorize deixar as contas no azul. “Na minha visão a prioridade é quitar dívidas, pois estas podem em algum momento criar uma situação incontrolável para as pessoas, inclusive com o nome sujo na Serasa”, disse.
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.