• MENU
    • Programação
    • Mercado & Beyond
    • Mercado Internacional
    • Investimentos
    • Economia
    • Economia POP
    • Mercados
    • Opinião
    • Educação
    • Vídeos
  • Anuncie na BM&C NEWS
  • Fale conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Sobre a BM&C NEWS
terça-feira, agosto 19, 2025
Bm&c news
728x90
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • Economia
    • Investimentos
  • Gastronomia
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • Economia
    • Investimentos
  • Gastronomia
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • Economia
  • Gastronomia
Início Destaques 1

Samarco atinge 7% do mercado de exportação de pelotas no 1º ano após retomada, diz CEO

Por Agência Reuters
16 de dezembro de 2021
Em Destaques 1
EnviarEnviarCompartilhar

A Samarco abocanhou 7% de participação no mercado transocêanico de pelotas de minério de ferro, após retomar suas atividades há um ano com 26% de sua capacidade, e é atualmente a sexta dentre as maiores exportadoras globais, disse à Reuters o presidente da companhia, Rodrigo Vilela.

A empresa, uma joint venture da Vale com o grupo BHP, voltou a operar em 23 de dezembro de 2020, depois de cinco anos de paralisação devido ao colapso de uma de suas barragens de rejeitos de mineração, em novembro de 2015.

Até o rompimento da barragem, a Samarco era vice-líder do mercado transoceânico de pelotas, com 20% do mercado.

Desde o retorno das atividades até o fim deste ano, a previsão é atingir 7,7 milhões de toneladas produzidas, e a companhia já comercializou todo esse volume, segundo o presidente da mineradora.

Notícias Em Alta

Reprodução Money Report

Qual é o verdadeiro tamanho do Bolsonarismo?

1 de abril de 2024
Foto: Agência Brasil

PIB da China cresceu em torno de 5,2% em 2023

16 de janeiro de 2024

A Ásia foi o principal destino do produto da companhia, com 36% do total, seguida pelo Oriente Médio e Norte da África (22%), Américas (22%) e Europa (20%). A empresa também fornece ao mercado interno.

“A retomada ocorreu de forma segura, estável, superando expectativas. Foi um primeiro passo para reconquistar a confiança dos ‘stakeholders’ e das comunidades onde a gente atua”, disse Vilela, em entrevista por telefone.

O rompimento da barragem em Mariana deixou 19 mortos, centenas de desabrigados, e atingiu o importante rio Doce, até o mar do Espírito Santo.

O executivo ponderou que o retorno da empresa foi encarado com muita insegurança após o que ocorreu, o que ele classificou como “natural” e “legítimo”. Segundo Vilela, a retomada total da confiança e da reputação vão levar tempo, mas a empresa está comprometida.

Os resultados operacionais alcançados neste ano, disse o executivo, “superaram as expectativas”, com o “ramp-up” sendo atingido em cerca de três meses após o início das operações e a empresa fornecendo um produto de elevado teor de ferro, superior a 65%.

“Normalmente temos alcançado um prêmio maior do que o mercado consegue devido à qualidade do nosso produto”, disse Vilela, evitando falar em números.

“Devido às características mineralógicas do nosso minério, nossas pelotas possuem alta redutibilidade e, portanto, requerem um menor consumo energético para serem reduzidas no processo siderúrgico.”

As operações da empresa não utilizam mais barragens para a disposição de rejeitos, de acordo com os compromissos assumidos com os órgãos competentes e com a sociedade, e após a implantação do sistema de filtragem de rejeitos a seco, uma concepção operacional diferente e com inovações no processo produtivo.

PERSPECTIVAS

Para o próximo ano, o executivo disse esperar que o preço médio do minério de ferro seja menor do que em 2021, quando chegou a ser cotado acima de 200 dólares a tonelada no mercado chinês.

A expectativa, segundo Vilela, é que o valor da commodity fique mais estável em 2022, próximo do patamar atual, e que o mercado permaneça aquecido, “o que tende a sustentar ou mesmo elevar os níveis dos prêmios das pelotas”.

Vilela também destacou que a empresa espera “emergir durante 2022 como uma Samarco mais forte”, por meio do processo de recuperação judicial em curso.

Além disso, reiterou o compromisso com a reparação do desastre, destacando que já foram indenizadas mais de 352 mil pessoas, tendo sido destinados mais de 17,40 bilhões de reais para as ações executadas pela Fundação Renova.

Com a retomada, a Samarco gerou entre janeiro e novembro aproximadamente 1 bilhão de reais em tributos. Atualmente, a Samarco emprega diretamente 1.450 pessoas em Minas Gerais e no Espírito Santo, e possui uma base de 3.000 fornecedores ativos.

Tags: negóciossamarco
EnviarCompartilharCompartilharCompartilhar
Carros

A nova ‘invasão’ chinesa: 16 marcas de carros que vêm para o Brasil!

19 de agosto de 2025
Loterias

Mega-Sena 2902 acumula e prêmio milionário vai para o próximo sorteio

18 de agosto de 2025
Curiosidades

O chocolate branco tem uma história inusitada e sabor único

18 de agosto de 2025
Carros

O que faz o Jeep Renegade seguir como um dos SUVs mais vendidos

18 de agosto de 2025
  • MENU
  • Anuncie na BM&C NEWS
  • Fale conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Sobre a BM&C NEWS

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • MENU
    • Programação
    • Mercado & Beyond
    • Mercado Internacional
    • Investimentos
    • Economia
    • Economia POP
    • Mercados
    • Opinião
    • Educação
    • Vídeos
  • Anuncie na BM&C NEWS
  • Fale conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Sobre a BM&C NEWS