O Ibovespa operava em queda nesta quarta-feira (15), seguindo as bolsas nos Estados Unidos, que aguardam a divulgação do banco central americano sobre a condução da política monetária no país. Apesar disso, o índice brasileiro virou o sinal e opera entre perdas e ganhos. No Brasil, diversos indicadores econômicos também movimentam o mercado no pregão de hoje.
O Índice de Atividade Econômica do Brasil (IBC-Br), considerado uma prévia do PIB, caiu 0,40% em outubro sobre setembro, com dados ajustados sazonalmente, informou o Banco Central nesta quarta. No trimestre móvel até outubro, o IBC-Br recuou 0,94%. Sobre o mesmo mês de 2020, houve baixa de 1,48%.
O Índice Geral de Preços-10 (IGP-10) caiu 0,14% em dezembro em relação a novembro, quando havia subido 1,19%, mostrou a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O índice acumulou salto de 17,30% em 2021, impulsionado por aumentos de preços em produtos cujas safras foram afetadas pela seca. Em dezembro de 2020, o índice havia subido 1,97%, com elevação de 24,16% em 12 meses.
No campo político, a PEC dos Precatórios poderá ter o segundo turno de votação nesta quarta. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), confirmou que o texto está na pauta de hoje. O Congresso aprovou, em primeiro turno, a segunda parte da PEC por 327 votos favoráveis e 147 contra. Caso aprovado, a proposta abrirá um espaço fiscal de R$ 106,1 bilhões, valor suficiente para financiar o novo programa social do governo, o Auxílio Brasil.
Nos EUA, as bolsas registram baixa nesta quarta, antes do anúncio de política monetária do Federal Reserve (Fed), enquanto as últimas leituras de inflação solidificaram apostas de que o banco central norte-americano pode anunciar ainda nesta sessão um corte mais rápido de seu estímulo monetário. O presidente do Fed, Jerome Powell, dará uma coletiva de imprensa em seguida.
O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, operava em alta de 0,05%, cotado a 106.815,18 pontos às 15h15.
O dólar comercial registrava alta de 0,43%, cotado a R$ 5,718.
Nos Estados Unidos, as bolsas estavam subindo. O S&P 500 operava em -0,45% (4.612,70), o Nasdaq registrava -0,99% (15.086,80), enquanto o Dow Jones estava em -0,32% (35.431,15).
Confira destaques desta quarta:
China retoma importação de carne bovina brasileira
A administração aduaneira da China anunciou nesta quarta-feira que permitirá que as importações de produtos de carne bovina do Brasil sejam retomadas.
O Brasil, maior exportador de carne bovina do mundo, suspendeu os embarques para seu principal cliente, a China, após confirmar casos atípicos de “mal da vaca louca” no início de setembro.
Pequim retomou as importações de produtos brasileiros de carne bovina desossada de animais com menos de 30 meses, de acordo com documento publicado no site da Administração Geral das Alfândegas.
Ministro do TCU pede vista em processo de privatização da Eletrobras
O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Vital do Rêgo realizou nesta quarta-feira (15) pedido de vista sobre o processo de privatização da Eletrobras (ELET3; ELET6).
Vital do Rêgo manisfestou, mais cedo, a intenção de vista antes que o relator do processo, ministro Aroldo Cedraz, começasse a ler seu voto.
Com isso, os prazos definidos pelo governo para desestatizar a companhia, previstos para o início de 2022, precisarão ser adiados.
Vendas no varejo dos EUA crescem menos que o esperado em novembro
As vendas no varejo dos Estados Unidos aumentaram menos do que o esperado em novembro, provavelmente compensando o salto do mês anterior, quando os norte-americanos iniciaram suas compras de fim de ano mais cedo para evitar pagar mais pelas mercadorias em meio à escassez de produtos.
As vendas no varejo subiram 0,3% no mês passado, informou o Departamento do Comércio nesta quarta-feira. Os dados de outubro foram revisados para cima e agora mostram alta de 1,8%, em vez do aumento de 1,7% divulgado anteriormente. Essa é a quarta alta mensal consecutiva.
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.