
Na agenda econômica, os investidores acompanham nesta quinta-feira (30), dados do IBGE sobre a taxa de desemprego. O consenso do mercado é que o indicador tenha uma leve queda de 14,1% para 13,9%. Ontem, os dados Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostraram a abertura de mais de 370 mil vagas formais de trabalho no mês passado. O número veio acima das expectativas.
Veja mais:
- Opep+ deve manter plano de produção em novembro apesar do petróleo em US$80, dizem fontes
- Queremos manter credibilidade e proteger pequeno credor em PEC dos Precatórios, diz relator
Cenário internacional
Os investidores ficam de olho nas movimentações nos Estados Unidos hoje. Mais tarde, às 11h, Jerome Powell e Janet Yellen voltam a falar na Câmara. Eles devem reforçar a sinalização do tapering para novembro e reforçar também a elevação do teto da dívida dos Estados Unidos. Na madrugada, o líder democrata do Senado, Chuck Schumer, disse que há acordo para evitar o shutdown.
Ainda nesta manhã, investidores ficam atentos aos dados de pedidos semanais de seguro desemprego dos Estados Unidos. Segundo estimativas do mercado, deve ficar em 355 mil, número 4 mil a mais do que o registrado na última semana. Também está previsto para hoje a segunda revisão do PIB americano do segundo trimestre. A expectativa é de que seja mantida a alta de 6,6% do PIB.
Alta do minério
Um dia antes do feriado de Semana Dourada da China, que começa amanhã e vai até o próximo dia 7, em Dalian, o contrato de minério de ferro subiu 10,7%. A expectativa de maior demanda por aço no país ajudou a impulsionar a alta da commodity. Os investidores devem ficar de olho na Vale (VALE3) hoje, que pode ser impactada por essa alta.