
Os números do Produto Interno Bruto (PIB) divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) evidenciam que a economia brasileira perdeu fôlego, após avanço de 1,2% no 1º trimestre. Além disso, a fala do vice-presidente Hamilton Mourão de um possível racionamento para conter a crise hídrica tem deixado o mercado mais pessimista. A economista-chefe do Banco Inter, Rafaela Vitória, analisou o cenário e destacou alguns pontos que podem preocupar o crescimento do país.
Veja mais:
- Brasil tem 804 fusões e aquisições no 1º semestre, diz levantamento
- Solução para crise hídrica demanda investimentos de longo prazo no país, dizem especialistas
“Eu acho que para esse ano a gente pode ver algumas revisões na margem para baixo”, disse Rafaela à BM&C News. A economista destacou que no primeiro trimestre especialistas falavam em um PIB entre 5 e 6% e sua projeção está em 5% para este ano, levando em consideração o cenário de desafios para este trimestre.
Cenário para os investidores
Em relação aos investimentos, Rafaela pontua que não deve preocupar, até mesmo com a Selic alta: “Os investimentos tem um ciclo mais longo, obviamente que a taxa de juros mais alta e a crise hídrica pode dar uma certa freada, mas a gente está vindo com novos marcos regulatórios no setor de saneamento com muito investimento. O setor elétrico que vai demandar muito investimento nos próximos anos”, disse a economista.
Outro ponto positivo para o investimento que Rafaela destacou é a taxa de poupança. “Obviamente que tem esse valor conjuntural da pandemia, as pessoas deixaram de consumir, alguns serviços ainda fechados, mas a gente tem visto ao redor do mundo uma mudança estrutural. Essa poupança maior no Brasil ela pode ser muito importante para o investimento”, ressaltou.
Para o dia a dia do investidor, Rafaela analisa que todos esses pontos são traduzidos em IPOs que vem vindo na Bolsa, as emissões de debêntures, CRIs, CRAs, FIIs: “Tudo isso mostra uma robustez da nossa poupança buscando onde investir e esse onde investir é onde pode gerar crescimento futuro”.
Confira a entrevista completa:
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo