São Paulo vai aplicar dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em idosos

João Doria, governador do estado de São Paulo, fez a afirmação em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (25)
Vacina
Foto: Pixabay

O governo de São Paulo vai começar a aplicar a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 no dia 6 de setembro. A aplicação será destinada à população de 60 anos ou mais, afirmou o governador João Doria (PSDB) em coletiva nesta quarta-feira (25).

“Desde a semana passada, o comitê vem discutindo com a área da saúde do governo de São Paulo e também com o comitê do Programa Estadual de Imunização (PEI), a proteção das pessoas com mais idade, com mais de 60 anos, e essa decisão foi finalizada hoje pela manhã e para aumentar a proteção do público com mais de 60 anos, suscetíveis, portanto, aos efeitos da Covid-19”, disse o político.

Destinada à população com mais de 60 anos, a dose de reforço será aplicada para quem tomou a segunda dose há seis meses.

Veja mais:

“As pessoas acima de 60 anos que serão vacinadas são aquelas que já completaram 6 meses da segunda dose. Se mesmo tendo mais de 60 anos, se a segunda dose ocorreu a menos de 6 meses, ela deverá aguardar até completar os 6 meses. Isso é uma questão técnica, porque é a partir do 6º mês que há possibilidade de uma queda na imunidade, antes disso não teria sentido”, complementou João Gabbardo, secretário-executivo do Comitê Cientifico paulista.

A imunização será feita com a vacina que estiver disponível nos postos. No entanto, estudos ressaltam que a dose deve ser feita preferencialmente com a Pfizer, mas também poderão ser utilizadas AstraZeneca e Janssen.

“O posicionamento do Comitê Científico é que essa terceira dose, ou a dose adicional, pode ser utilizada com a vacina que nós tivermos disponível. Lembro também que quando chegar a vez da Janssen, que também é dose única, haverá uma dose de reforço para quem tomou Janssen. Então, a vacina, o fabricante, vai ficar de acordo com a disponibilidade”, confirmou Gabbardo.

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.

Compartilhe:

Últimas notícias

Matérias relacionadas