
O Ibovespa registrou queda na maior parte do dia desta quarta-feira (25), mas virou e fechou em alta. Apesar do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) ter subido 0,89% em agosto, a bolsa brasileira acompanhou o mercado externo mais favorável.
Nos Estados Unidos, as bolsa tiveram dia positivo, principalmente para S&P 500 e Nasdaq a máximas recordes de fechamento. Investidores aguardam o simpósio de Jackson Hole em busca de garantias de que o cronograma do Federal Reserve para o aperto monetário permanece intacto.
Veja mais:
- IPCA-15 sobe 0,89% em agosto, aponta IBGE
- Brasil vive consolidação da energia nuclear, diz Bento Albuquerque
O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, fechou em alta de 0,49%, cotado a 120.817,71 pontos.
O dólar fechou em forte queda de 0,97%, cotado a R$ 5,211.
Nos EUA, as bolsas fecharam em alta. O S&P 500 indicou +0,25% (4.497,40), o Nasdaq registrou +0,15% (15.041,90), enquanto o Dow Jones ficou em +0,11% (35.405,50).
Confira outros destaques desta quarta:
Indústria de café solúvel do Brasil passa a projetar queda nos embarques em 2021
As exportações brasileiras de café solúvel atingiram 2,21 milhões de sacas de 60 kg no acumulado do ano até julho, queda de 7,4% ante o mesmo período de 2020, e a indústria do setor passou a projetar queda nos embarques em 2021, disse nesta quarta-feira a associação Abics.
O recuo ocorre em meio a altas nos preços internos do produto, diante de problemas gerados pelas geadas para a próxima safra, e persistentes entraves logísticos que dificultam os embarques, acrescentou a Abics.
O desempenho negativo nas exportações dos sete primeiros meses do ano quebra uma sequência de elevações observada neste intervalo desde 2017, mostraram os dados.
Governo vê piora no cenário de energia e quer menor consumo no mercado regulado
O Ministério de Minas e Energia apontou na noite de terça-feira que o cenário de geração de energia no Brasil passa por uma degradação e tem verificado “relevante piora” em meio à crise hídrica, tornando imprescindível a adoção de todas as medidas em andamento e propostas, que incluem incentivo à redução no consumo do mercado regulado.
As medidas são importantes para a garantia do abastecimento de eletricidade no país, conforme avaliação apresentada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) em uma reunião extraordinária do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE).