
O Ibovespa aponta forte alta nesta terça-feira (24), chegando a bater na casa dos 120 mil pontos no começo desta tarde. A alta nos preços do minério de ferro e do petróleo motivam as ações da Vale (VALE3) e da Petrobras (PETR4) a subirem junto. Bancos também operam com viés positivo.
As tensões políticas continuam a movimentar o cenário doméstico. Entretanto, o presidente da Câmara dos Deputados, Artur Lira (PP-AL), disse nesta manhã que não levará para votação a reforma do Imposto de Renda nesta semana. A decisão é vista como positiva, já que o texto ainda sofre muitas críticas.
Outro motivo que levanta a bolsa é a decisão do FDA, agência de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos, na segunda-feira em aprovar totalmente a vacina contra Covid-19, desenvolvida pela Pfizer e pela parceira alemã BioNTech para utilização em pessoas com mais de 16 anos de idade.
Nos Estados Unidos, as bolsas registram leves altas. S&P 500 e Nasdaq atingiram máximas recordes nesta terça, impulsionados por ações relacionadas a petróleo e a viagens, depois que a aprovação total de uma vacina contra a Covid-19 nos Estados Unidos levantou esperanças de uma recuperação econômica mais rápida.
O dólar caía frente ao real hoje, com a perspectiva de juros mais atrativos no Brasil, movimentos de realização de lucros e um clima benigno no exterior compensando, pelo menos por ora, os constantes ruídos políticos e fiscais domésticos.
Veja mais:
- Destaques da Bolsa: Ações de empresas aéreas têm forte alta; Vale também avança
- ITSA4 e BBDC4: Hayson Renan Silva analisa ações de Itaúsa e Bradesco
O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, operava em forte alta de 2,19%, cotado a 120.040,35 pontos às 13h30.
O dólar comercial registra queda de 2,17%, cotado a R$ 5,265.
Nos Estados Unidos, as bolsas também sobem, mas de forma mais amena. O S&P 500 está operando em +0,14% (4.485,90), o Nasdaq registra +0,36% (14.996,50), enquanto o Dow Jones está em +0,17% (35.394,28).
Confira os destaques desta terça:
Ipea eleva estimativa de inflação neste ano a 7,1%
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revisou sua projeção para a inflação neste ano a 7,1%, de 5,9% antes, bem acima do teto da meta do Banco Central.
O centro da meta oficial para a inflação em 2021 é de 3,75%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.
Para 2022, o Ipea calcula alta do IPCA de 4,1%, contra objetivo de 3,50%, também com margem de 1,5 ponto.
Segundo o Ipea, as taxas de inflação brasileiras seguem bastante pressionadas devido a uma combinação de aceleração de preços monitorados, inflação de alimentos e bens industriais em patamares elevados e movimento inicial de recomposição dos preços dos serviços.
Vendas de novas moradias nos EUA sobem em julho
As vendas de novas moradias unifamiliares nos Estados Unidos aumentaram em julho, mas o ímpeto do mercado imobiliário está desacelerando em meio à alta nos preços, que estão sendo impulsionados por uma aguda escassez de propriedades no mercado.
As vendas de novas residências subiram 1,0% no mês passado, para uma taxa anual ajustada sazonalmente de 708 mil unidades, informou o Departamento de Comércio nesta terça-feira. O ritmo de vendas de junho foi revisado para cima, a 701 mil unidades, ante 676 mil relatadas anteriormente.
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.