Yellen avisou que estava suspendendo os investimentos no Fundo de Aposentadoria e Incapacidade do Serviço Público e no Fundo de Benefícios de Saúde para Aposentados do Serviço Postal, que não são imediatamente obrigados a pagar os beneficiários.
O comunicado foi feito através de uma carta para a presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, e outros líderes do Congresso.
A suspensão de dois anos do limite da dívida federal expirou no sábado, restabelecendo o limite do atual nível de endividamento de cerca de US $ 28,5 trilhões.
O Escritório de Orçamento do Congresso estimou que as medidas podem recuperar mais de US $ 340 bilhões em capacidade de endividamento abaixo do limite.
A CBO disse que essas ações, combinadas com o atual saldo de caixa do Tesouro de cerca de US $ 459 bilhões, permitiriam ao governo evitar um calote de pagamento em outubro ou novembro, enquanto as discussões sobre uma nova suspensão ou aumento no limite da dívida estão em andamento.
Yellen alertou o Congresso no final de julho que uma data crítica poderia ser 1º de outubro, quando o governo enfrentará US $ 150 bilhões em pagamentos obrigatórios no início do ano fiscal de 2022.
A carta de Yellen na segunda-feira (02) não ofereceu nenhum novo cronograma para a duração das medidas extraordinárias, que também incluem a suspensão de reinvestimentos diários no “Fundo G” de aposentadoria federal.
O Tesouro é obrigado por lei a fazer os fundos inteiros assim que o Congresso aprovar um novo limite de empréstimo.