
Não há mais dúvidas de que a população tem mudado a forma como consome produtos e serviços nos últimos anos. A descoberta da vez é que mais de um terço dos brasileiros usa as redes sociais para fazer compras todos os meses, conforme mostrou uma pesquisa realizada pela consultoria de marketing All iN | Social Miner.
O levantamento feito em parceria com a Etus e a Opinion Box revelou que 37% da população faz visitas mensais a perfis de lojas online e que 23% têm esse hábito de forma semanal.
Uma edição anterior da All iN | Social Miner já havia mostrado que 76% dos consumidores davam uma passadinha nas redes sociais antes de finalizar uma compra. Na ocasião, o Instagram e o Facebook eram as plataformas preferidas na pesquisa de produtos.
Apesar desses números, a pesquisa recente indica que a parcela de pessoas que, efetivamente, realiza as compras pelas redes sociais ainda é baixa: apenas 8%.
Os motivos para essa adesão vão desde o medo de compartilhar dados pessoais à falta de confiança na qualidade dos produtos ou serviços adquiridos.
A preferência do público é pelo site ou aplicativo oficial da loja, com cerca de 74% de todo o público que compra online. Praticidade, melhores preços e facilidade na procura são os principais fatores nessa escolha.
Já entre o público que ainda não largou as lojas físicas, os motivos mais apontados foram: melhores preços, rapidez e acesso a mais informações.
Veja mais:
Lojas Renner lança conta digital integrada aos produtos e serviços já oferecidos pela varejista
Mark Zuckerberg pagará US$ 1 bilhão para criadores de conteúdo
Redes sociais para avaliar
As redes sociais também são usadas para avaliar produtos de depois da compra.
O mesmo levantamento destaca que 34% dos usuários vão aos perfis das marcas para avaliar os produtos comprados.
Facebook (73%), Instagram (64%), WhatsApp (35%) e Twitter (16%) são as plataformas mais usadas para o feedback.
Acompanhe a nossa programação da BM&C News: