
Depois de um dia agitado com empresas divulgando seus balanços trimestrais e movimentando suas ações, esta quinta-feira (22) começa com o mercado de olho nos ruídos políticos aqui no Brasil e com divulgações importantes para a sequência da economia global.
Por aqui, as falas e decisões do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) continuam chamando a atenção de investidores. Ontem (21), o ministro da Economia, Paulo Guedes, confirmou mudanças em seu ministério, incluindo a criação do novo Ministério do Trabalho.
LEIA MAIS:
- Elon Musk diz que apoia criptomoedas, e bitcoin sobe quase 10%
- Desktop, Neoenergia, IRB Brasil, Romi e Lojas Americanas: confira as principais ações desta quarta
Na europa, a expectativa é para a números da taxa de juros na zona do euro. Nos EUA, as atenções estão voltadas para a divulgação de balanços trimestrais de empresas, além da taxa de desemprego local.
Estes e outros assuntos você também acompanha ao longo do dia durante a programação da BM&C News no YouTube. Confira os destaques desta quinta:
Novo Ministério do Trabalho
Na quarta-feira (21), Paulo Guedes confirmou alterações no Ministério da Economia. Uma delas é a criação do novo Ministério do Trabalho, que deve se chamar Ministério do Emprego e da Previdência Social.
A recriação da pasta desagradou o mercado, porque vai contra as promessas de campanha do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de reduzir os gastos da máquina pública.
As movimentações podem alterar a confiança dos investidores, que sempre temem o aumento de gastos do governo e a dificuldade para se manter dentro do teto de gastos.
Juros na zona do euro
O Banco Central Europeu divulga hoje a taxa de juros do bloco dos países que formam a zona do euro. O banco também deve falar sobre o futuro da política monetária na região.
A decisão afeta diretamente os investidores por lá e pode mexer com a Bolsa brasileira nesta quinta-feira (22).
Resultados nos EUA
O início da temporada de balanços trimestrais no Brasil vai para mais um dia sem publicações. Contudo, nos EUA, o dia será agitado. Os balanços mais importantes são das companhias Dow Inc. (NYSE: DOW), Intel (NSDQ: INTC) e Twitter (NYSE: T).
Os resultados podem ajudar os investidores a recuperar a confiança na retomada da economia dos EUA, que ficou minada após o aumento de casos de covid-19 na região.
Desemprego nos EUA
Nos EUA será divulgado o número de novos pedidos de seguro-desemprego feitos na semana anterior. Essa publicação acontece toda quinta-feira e revela como está a economia norte-americana. Isso afeta as expectativas dos investidores e pode movimentar a Bolsa por aqui também.