BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • Análises
  • ECONOMIA
No Result
View All Result
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • Análises
  • ECONOMIA
No Result
View All Result
BM&C NEWS
No Result
View All Result

Varejo é setor que mais compra robôs para transações e domina um quarto do mercado

Agência DC Newsby Agência DC News
01/04/2025

O mapa do ecossistema brasileiro de bots, elaborado pelo portal Mobiletime revelou que o varejo é a vertical com maior demanda por bots (robôs que automatizam diversos tipos de atendimento e transações) no País, representando 25% dos projetos no ano passado realizado pelas desenvolvedoras. Entre as verticais com maiores demandas, o segmento varejista fica na frente do setor financeiro (19%), das empresas de saúde (14%), telecomunicações (11%), da indústria (6%), de utilidades (6%), do setor de educação (3%), governo (3%), e “outros” aparece com 13%. “A transformação digital dessa tecnologia ganhou tração significativa durante a pandemia”, informa o relatório. “O setor foi, pouco a pouco, automatizando as conversas, primeiramente para capturar pedidos e, depois, já efetivando pagamentos.” O estudo considera como respondentes 64 das 66 empresas brasileiras que produzem bots.

A pesquisa, divulgada no final do ano passado, ainda reporta haver 164 mil bots em operação, que realizam atendimentos simples e também transações. Uma evidencia da relevância do varejo na demanda deste segmento de bots é que 66% das criações pelas empresas são capazes de realizar transações integradas aos sistemas de uma ou mais empresas, indo além da mera busca por uma informação. Uma tendência é a autenticação do usuário, fundamental para a realização de determinadas transações com bots. Um dos meios de autenticação é através de biometria digital, aproveitando recursos disponíveis nos próprios devices, como a câmera, para reconhecimento facial. Dos respondentes, 39% já criaram bots com biometria facial ou vocal. Um ano atrás eram
29%.

NO VAREJO – O WhatsApp, aplicativo mensageiro da Meta, foi a ferramenta em que foram criados mais bots pelas empresas consultadas no levantamento, representando 77% do total (+14 pp). “A solução de pagamento nativo dentro do WhatsApp deve contribuir nessa direção”, descrevia o relatório. Uma pesquisa da Associação Brasileira de Restaurantes (Abrasel) mostrou a importância desta tecnologia – o WhatsApp já representa 26% do faturamento com delivery nos bares e restaurantes. O restante dos bots criados em 2024 foram destinados a sites na web (13%) e telefones (voices bots, que caíram de 12% para 6%). Por mais que a demanda pelo bot transacional esteja alta, o domínio continua no atendimento ao cliente: 59%. Bots para vendas representam 13%, cobrança 9%, apoio do backoffice 6%, marketing 3%, captura de leads 3%, e outros, 5%.

Leia Mais

Shutdown tem fim nos EUA

EUA encerram o maior shutdown da história após aprovação no Congresso

13 de novembro de 2025
Ultrapar

Ultrapar registra alta de 8,8% no lucro e avanço de 27% no Ebitda no 3º trimestre

12 de novembro de 2025

E foi apoiado nessa demanda do varejo que o mercado de bots cresceu. Entre 2017 e 2023 a quantidade produzida e acumulada no segmento foi de 8 mil para 671 mil. Em 2024, cruzando dados de 2024, até agosto, com o histórico dos anos anteriores, número de bots produzidos chegou a 820 mil. Em 2020, eram 60 mil, ou seja, um salto de 1.266%. Desse total, estão em operação 164 mil, com 705 milhões de sessões mensalmente – mais de três vezes a população brasileira –, e uma média de 4,3 mil sessões, por mês, por bot.

A tecnologia mais utilizada é a inteligência artificial (IA) generativa, o qual é um robô integrado a um ou mais modelos de linguagem grandes (LLM), capaz não somente de entender o que o usuário escreve/fala, como também gerar uma nova resposta a cada solicitação. Entre as desenvolvedoras, 88% trabalham com a IA generativa. Em segundo, a árvore decisória ou URA de texto, na qual a conversa é conduzida pelo robô, que oferece opções na forma de botões ou de menu, utilizada por 80% das empresas. Por último, utilizado por 75% das empresas, é o processamento de linguagem natural, no robô está integrado a um motor de IA capaz de reconhecer a intenção a cada prompt do usuário. Dependendo da intenção identificada, ele devolve respostas que já estavam pré-escritas.

ANÁLISE – Para Yuri Hollerbach, diretor da PwC Brasil, no contexto atual, é observado no varejo uma crescente demanda por inovação, com experiências de compras fluidas e sem complicações. Somado a isso, o consumidor segue fundindo as experiências do varejo físico e digital e, neste sentido, os chatbots aparecem como um aliado estratégico importante. “Mesmo que existam consumidores mais adeptos à tecnologia e outros mais resistentes, a ferramenta desperta alguma curiosidade”, disse. “E isso interfere na forma que os consumidores exploram, avaliam e decidem suas compras.”

A novidade do momento são os sistemas de IA agêntica, agentes de IA que colaboram em tempo real para automatizar tarefas complexas e aprimorar a tomada de decisões. Segundo o executivo da PwC, eles estão redefinindo os centros de serviço ao cliente e ganhando popularidade como uma capacidade revolucionária para diversos setores e indústrias. Em comparação com chatbots tradicionais, a IA agêntica supera ambos em termos de precisão, coerência contextual e habilidade de resolução de problemas, conforme pesquisa publicada pela PwC 2024. “Apesar de não estar difundido no varejo brasileiro, a IA agêntica é uma promessa para reinventar os serviços de atendimento ao consumidor do setor nos próximos anos”, disse Hollerbach.

RESISTÊNCIA – Outra pesquisa realizada pela PwC em 2023 mostrou que somente 3% dos brasileiros (4% no mundo) afirmavam já interagir de fato, com chatbots, para pesquisar produtos. Os compradores também demonstram interesse em usar chatbots como assistentes digitais, mas estão menos abertos a receber suas comunicações. E, no total, 50% dos brasileiros estão interessados em usar chatbots para buscar informações sobre produtos antes de tomar decisões de compra (44% no mundo). O relatório da PwC, a Voz do Consumidor, de 2024, também mostrou que, apesar do grande interesse dos entrevistados no uso de chatbots para fornecer respostas detalhadas, ainda há um desejo de se conectar com um representante de vendas caso o chatbot não consiga resolver. “Isso, mais uma vez, destaca o equilíbrio que as empresas precisam alcançar entre inovação tecnológica e o toque humano”, afirmou o diretor da PwC.

Veja mais notícias aqui.

Tags: BMC4
336x280

Notícias

PF prende ex-presidente do INSS e mira núcleo político em fraude bilionária

Ministério da Fazenda reduz projeção de crescimento do PIB em 2025 para 2,2%

Investidor de ‘A Grande Aposta’ encerra fundo pela segunda vez

Quaest mostra avanço de nomes fora de Lula e Bolsonaro em 2026

  • All
  • análise
Créditos: depositphotos.com / thenews2.com
INTERNACIONAL

Trump assina pacote e encerra maior paralisação da história dos EUA

13 de novembro de 2025
gráfico do Ibovespa
MERCADOS

Ibovespa em alta e rotação para risco ganham força no mercado

13 de novembro de 2025
Papo de dinheiro discute a inteligência artificial nas finanças
EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Papo de Dinheiro discute inteligência artificial nas finanças pessoais

13 de novembro de 2025
b3 bolsa brasileira
MERCADOS

Temporada de resultados impulsiona otimismo na Bolsa Brasileira

13 de novembro de 2025

Leia Mais

Banco Central mira transparência nas fintechs e alerta para carga tributária

Banco Central mira transparência nas fintechs e alerta para carga tributária

by Redação BM&C News
8 de setembro de 2025
0

O Banco Central intensificou a vigilância sobre fintechs e operações de intermediação após episódios recentes que expuseram fragilidades fora do...

azul

Azul dispara com resultado operacional robusto em julho

by Rafael Lara
1 de setembro de 2025
0

As ações da Azul (AZUL4) tiveram um dos desempenhos mais expressivos do mercado nesta segunda-feira (1º de setembro de 2025)....

Analistas veem cautela dos investidores após interpretação de Dino sobre lei estrangeira

“Decisão de Dino no STF aumenta cautela de investidores”, dizem especialistas

by Redação BM&C News
20 de agosto de 2025
0

A recente decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), em relação à aplicação de leis estrangeiras no...

Curva dos Treasuries reflete incertezas sobre política monetária americana

O que a evolução dos Treasuries revela sobre juros e inflação nos EUA

by Redação BM&C News
19 de agosto de 2025
0

O comportamento dos Treasuries desde 2022 mostra como as taxas dos títulos do Tesouro americano acompanharam a política monetária do...

Unidade de mistura de minério de ferro em porto na China

Minério de Ferro dispara com expectativa de novos estímulos na China

by Lucas Tadeu
7 de outubro de 2024
0

O mercado de minério de ferro tem vivenciado uma alta expressiva nas últimas semanas, impulsionado por expectativas de estímulos econômicos...

Foto: MZ

Transformando dados em estratégia nas divulgações de resultados

by Redação BM&C News
2 de outubro de 2024
0

A narrativa no mercado de capitais é muito mais do que uma simples história; ela é o fio condutor que...

Notas de 100 reais | Fonte: Pexels

30 Anos Plano Real: Como a estabilidade econômica transformou o planejamento financeiro dos brasileiros

by Redação BM&C News
1 de outubro de 2024
0

Em 2024 celebramos os 30 anos do Plano Real, um divisor de águas na história econômica do Brasil. Antes da...

desemprego no Brasil

Como é que a taxa de emprego aumenta e o seguro-desemprego cresce?

by Aluizio Falcão Filho
30 de setembro de 2024
0

Certos dados macroeconômicos são difíceis de entender no Brasil. Um exemplo é a recente alta de juros em um cenário...

Estratégias de investimento e desafios dos fundos multimercados em 2024

by Lucas Tadeu
23 de setembro de 2024
0

Marcelo Bolzan, sócio da The Hill Capital, falou sobre sua trajetória e a importância de uma boa estratégia de alocação...

NГѓВєmero de apostadores no Brasil supera em 7 vezes o de investidores, aponta pesquisa do IBGE

O crescimento das apostas no Brasil e seus desafios econômicos

by Lucas Tadeu
16 de setembro de 2024
0

O mercado de apostas esportivas e jogos de azar no Brasil está crescendo exponencialmente. Em 2023, 22 milhões de brasileiros...

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • Análises
  • ECONOMIA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.