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Vertigem a 250 metros de altura: o trem que precisa “rastejar” a 10 km/h para não colapsar o viaduto de 689 metros de comprimento e 125 anos

Paulo Silva Por Paulo Silva
18/12/2025
Em Curiosidades, ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Escondido nas densas florestas do estado de Shan, em Myanmar (antiga Birmânia), ergue-se um monumento de aço que parece desafiar o tempo e a física. O Viaduto Goteik não é apenas uma ponte; é uma das obras-primas da engenharia ferroviária mundial, famosa por provocar vertigem nos passageiros e por sua história que une ambição imperial britânica e tecnologia industrial americana.

Uma maravilha da engenharia colonial construída em tempo recorde

Inaugurado em 1900, com 125 anos, o viaduto foi projetado pelos britânicos como parte estratégica da ferrovia que ligaria Mandalay a Lashio, visando expandir a influência do Império Britânico em direção à fronteira com a China. No entanto, a construção carrega uma curiosidade histórica: o aço e a execução vieram dos Estados Unidos.

A britânica Burma Railways Companyg contratou a Pennsylvania Steel Company porque as siderúrgicas britânicas não conseguiam cumprir o prazo de entrega. Engenheiros americanos, auxiliados por milhares de trabalhadores locais e indianos, montaram a estrutura gigantesca em apenas nove meses, um feito considerado quase impossível para a época, dada a geografia acidentada e o clima tropical severo.

Vertigem a 250 metros de altura: o trem que precisa "rastejar" a 10 km/h para não colapsar o viaduto de 689 metros de comprimento e 125 anos
Trem histórico cruza viaduto antigo a baixa velocidade para evitar riscos estruturais

A travessia de tirar o fôlego: por que o trem anda tão devagar?

Cruzar o Goteik é a atração turística mais famosa da região, mas não é para quem tem coração fraco. Quando o trem se aproxima do abismo, ele desacelera drasticamente, cruzando a ponte a uma velocidade de “passo de homem” (cerca de 10 km/h ou menos).

Essa lentidão tem dois motivos:

  1. Segurança Estrutural: Reduzir a vibração e o estresse sobre a estrutura centenária, que range visivelmente com o peso dos vagões.
  2. Turismo: Permitir que os passageiros debrucem-se nas janelas para fotografar a queda livre abaixo deles.

A visão é assustadora e magnífica: não há proteções laterais significativas na ferrovia, dando a impressão de que o trem está flutuando sobre o desfiladeiro verdejante.

No vídeo a seguir, o canal Mark Robinson, com mais de 60 mil inscritos, mostra o trajeto do trem sob esse viadulto:

Dados técnicos impressionantes

Na época de sua conclusão, o Goteik ostentava o título de viaduto ferroviário mais alto do mundo (tipo cavalete). Ainda hoje, suas estatísticas impõem respeito:

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  • Extensão Total: 689 metros de uma ponta à outra.
  • Altura da Torre Principal: A torre mais alta mede 97,5 metros a partir da fundação.
  • Altura sobre o Rio: Embora a estrutura tenha cerca de 100 metros, a ponte cruza o desfiladeiro do rio a uma altura de aproximadamente 250 metros acima do nível da água, já que o rio corre por um túnel natural subterrâneo sob o vale.
  • Estrutura: Composta por 15 torres de treliça de aço que suportam a linha férrea.

Leia também: Com 381 metros de altura, 102 andares e construído em tempo recorde de 410 dias: o icônico arranha-céu que foi o mais alto do mundo por 40 anos e se tornou o maior símbolo de Nova York no cinema

Importância estratégica e estado atual

Apesar da idade avançada e da falta de manutenção moderna intensiva, o Viaduto Goteik permanece operacional e vital. Ele faz parte da única linha férrea que conecta o centro de Myanmar ao norte do estado de Shan, servindo tanto para o transporte de passageiros locais e turistas quanto para o comércio.

Hoje, ele é um símbolo de resistência. Enquanto novas rodovias e rotas comerciais (incluindo gasodutos para a China) são construídas na região, o “monstro de aço” continua lá, rangendo e balançando, oferecendo uma das viagens de trem mais espetaculares e aterrorizantes do planeta.

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