Segundo edital publicado recentemente, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) abrirá inscrições no próximo dia 22 de janeiro. Pela primeira vez desde a criação do sistema, o processo seletivo será realizado apenas uma vez no ano, não ocorrerá mais a segunda edição na metade do ano que antes ocorria em junho.
O que é o Sisu e como funciona?

Para quem desconhece, o Sisu constitui o principal meio de ingresso nas universidades federais brasileiras. Em 2022, apenas para citar um exemplo, foram disponibilizadas através desta seleção, 226.399 vagas distribuídas em 118 instituições da rede pública de ensino superior.
Esta nova regra, que limita a inscrição no Sisu para apenas uma data durante o ano, é uma grande mudança, pois, desde o seu lançamento em 2010, o Sisu era aberto duas vezes ao ano, no início de cada semestre letivo. A justificativa do governo federal para essa mudança é a avaliação de que a segunda rodada de inscrições não atraía um número relevante de candidatos.
Como se inscrever no Sisu?
Uma das maiores vantagens do Sisu é permitir que estudantes possam se candidatar a vagas em universidades públicas de diversas regiões do país, utilizando suas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Conforme regras estabelecidas no edital, os candidatos têm a opção de se inscreverem em até duas vagas. No entanto, não é permitido concorrer em mais de uma modalidade de concorrência para o mesmo curso e turno.
Datas importantes do Sisu 2024
Veja a seguir a relação de datas importantes para este processo:
- Inscrições: de 22 a 25 de janeiro de 2024.
- Resultado da 1ª chamada: 30 de janeiro de 2024.
- Matrículas: de 1º a 7 de fevereiro de 2024.
- Lista de espera: Os candidatos devem manifestar interesse na lista de espera entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro.
- Resultado das listas de espera: As datas são definidas por cada universidade.
Espera-se que essas mudanças possam facilitar o processo de ingresso no ensino superior e possam beneficiar ainda mais estudantes brasileiros.