BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Presidente Lula sanciona lei em defesa de mulheres vítimas de violência doméstica

BMCNEWS Por BMCNEWS
07/11/2023
Em ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O presidente em exercício, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou na tarde desta quinta-feira (14), o projeto de lei 4.875/2020, que visa amparar as mulheres vítimas de violência doméstica. A lei propicia um novo benefício de auxílio-aluguel destinado àquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade social e econômica.

A assinatura da sanção do projeto ocorreu em cerimônia fechada no Palácio do Planalto. Este demonstra mais um importante avanço no combate à violência contra a mulher, sendo uma conquista significativa que visa garantir a proteção das vítimas.

Leia Mais

O setor imobiliário está entre os destaques na temporada de balanço do 3º trimestre no Brasil (Créditos: depositphotos.com / casadaphoto)

Temporada de balanços: 60% das empresas superam estimativa de lucro, aponta XP

17 de novembro de 2025
mercado de ações

Itaú, GPA, Prio, CSN: as ações para deixar no radar nesta quarta

5 de novembro de 2025

Como funciona o auxílio-aluguel?

A nova lei altera alguns pontos da Lei Maria da Penha e acrescenta uma importante medida protetiva de urgência: um benefício financeiro que a mulher vítima de violência doméstica pode usar para custear sua moradia própria. O valor será estipulado pelo Juiz responsável, levando em consideração a realidade socioeconômica em que a mulher está inserida.

Por que a importância dessa sanção?

Segundo a ministra das Mulheres em exercício, Maria Helena Guarezi, a importância desta lei está na proteção e resguardo destas vítimas. Ela esclarece que “as mulheres não podem ficar no mesmo espaço do agressor. Às vezes não tem para onde ir, não tem a casa de um parente. Essa lei veio para beneficiar essas mulheres”.

Quem financiará o auxílio-aluguel?

O benefício será financiado pelos estados e municípios, através de recursos destinados à assistência social, via Sistema Único de Assistência Social (Suas). Quanto à forma como os pagamentos serão realizados, essa questão está sendo analisada por um grupo de trabalho, que terá até 60 dias para definir a normatização do sistema.

“A definição desse valor passa também por fatores como se esse município tem ou não casa abrigo. Onde não existe casa abrigo, pode-se considerar que o município entenda que a mulher precise do auxílio-moradia”, detalha Maria Helena.

Com 13 quilômetros de extensão sobre o mar, a megaponte brasileira que possui pilares cravados a dezenas de metros no fundo do oceano e balança com o vento para não quebrar

Lula adia visita aos EUA e busca nova janela para encontro com Trump até julho

O caça de 20 toneladas que para no ar e pousa em qualquer navio sem precisar de pista nenhuma

Dólar fecha em queda e volta a R$ 5,15 com otimismo sobre fim da guerra no Irã

Ocupando mil quilômetros quadrados de extensão, a metrópole antiga de Angkor Wat era maior que a cidade de Londres durante o século XIX

Ibovespa fecha em alta com bancos sustentando ganhos

Quem somos

A BM&C News é um canal multiplataforma especializado em economia, mercado financeiro, política e negócios. Produz conteúdo jornalístico ao vivo e sob demanda para TV, YouTube e portal digital, com foco em investidores e executivos.

São Paulo – Brasil

Onde assistir

Claro TV+ – canal 547
Vivo TV+ – canal 579
Oi TV – canal 172
Samsung TV Plus – canal 2053
Pluto TV

Contato

Redação:
[email protected]

Comercial:
[email protected]

Anuncie na BM&C News

A BM&C News conecta marcas a milhões de investidores através de TV, YouTube e plataformas digitais.

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.