A Petrobras recebeu nesta segunda-feira (20) a licença de operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para iniciar a perfuração de um poço exploratório no bloco FZA-M-059, localizado em águas profundas do Amapá. O local fica a cerca de 500 quilômetros da foz do rio Amazonas e 175 quilômetros da costa, em uma das áreas mais estratégicas da Margem Equatorial brasileira.
A perfuração começará imediatamente e deve durar cerca de cinco meses. A operação tem caráter exclusivamente exploratório, sem produção de petróleo nesta etapa. O objetivo é coletar informações geológicas para avaliar o potencial de existência de petróleo e gás em escala econômica na região.
A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, afirmou que a emissão da licença representa “uma conquista da sociedade brasileira” e reforça o papel da companhia no desenvolvimento energético nacional. “Foram quase cinco anos de jornada, nos quais a Petrobras teve como interlocutores governos e órgãos ambientais municipais, estaduais e federais. Nesse processo, a companhia pôde comprovar a robustez de toda a estrutura de proteção ao meio ambiente que estará disponível durante a perfuração em águas profundas do Amapá. Vamos operar na Margem Equatorial com segurança, responsabilidade e qualidade técnica”, declarou Chambriard.
A empresa informou ainda que atendeu a todos os requisitos estabelecidos pelo Ibama durante o processo de licenciamento ambiental. Em agosto, foi realizada uma Avaliação Pré-Operacional (APO), um simulado in loco que permitiu ao órgão ambiental verificar a capacidade da Petrobras e a eficácia do plano de resposta a emergências.
A estatal reforçou o compromisso com o desenvolvimento da Margem Equatorial, região considerada promissora para descobertas de novas reservas e fundamental para garantir a segurança energética do país. A Petrobras avalia que o avanço em novas fronteiras exploratórias é essencial para viabilizar uma transição energética justa, equilibrando a necessidade de novas fontes de energia com a preservação ambiental.
Veja mais notícias aqui. Acesse o canal de vídeos da BM&C News.