O câmbio automático trouxe conforto e praticidade para a vida dos motoristas, mas sua popularização veio acompanhada de muitos mitos. Acreditar em informações erradas sobre seu funcionamento pode levar a hábitos de direção prejudiciais e a reparos que custam uma fortuna.
Mito 1: “Colocar em Neutro (N) no semáforo economiza combustível”
Este é um dos mitos mais difundidos e prejudiciais. Mover a alavanca do Drive (D) para o Neutro (N) a cada parada não economiza combustível de forma significativa em carros modernos e, pior, causa um desgaste desnecessário nos componentes internos da transmissão, veja abaixo o vídeo do canal Opinião sincera:
A transmissão automática foi projetada para permanecer em “D” durante paradas curtas. O ato de engatar e desengatar repetidamente gera um estresse nos solenoides e nos pacotes de embreagem, o que pode antecipar uma manutenção cara. Apenas use o “N” em paradas prolongadas ou em congestionamentos muito longos.
Mito 2: “O fluido da transmissão dura para sempre”
A ideia de que o fluido da transmissão é “vitalício” (lifetime) é perigosa. Assim como o óleo do motor, o fluido do câmbio também se degrada com o tempo e o uso, perdendo suas propriedades de lubrificação e arrefecimento. Ele acumula partículas metálicas e pode superaquecer.
Ignorar a troca do fluido é uma das principais causas de falha em câmbios automáticos. Consulte o manual do seu carro para saber o intervalo correto para a troca. A manutenção preventiva é infinitamente mais barata do que a retífica de uma transmissão.
Mito 3: “Pode engatar a ré com o carro ainda em movimento”
Mudar da posição Drive (D) para a Ré (R), ou vice-versa, com o carro ainda em movimento, mesmo que em velocidade muito baixa, é um abuso severo contra a transmissão. Essa prática força os componentes internos a reverterem a direção de forma abrupta, causando um tranco violento.
Esse choque pode danificar as engrenagens, as cintas e os pacotes de embreagem do câmbio. O procedimento correto é sempre parar o veículo completamente, com o pé no freio, antes de selecionar uma marcha de direção oposta.
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Mito 4: “Não preciso usar o freio de estacionamento em ladeiras”

Ao estacionar em uma ladeira e colocar a alavanca em Park (P) sem acionar o freio de mão, você está jogando todo o peso do carro sobre um pequeno pino de metal dentro da transmissão, chamado de trava de estacionamento (parking pawl).
Essa sobrecarga pode desgastar ou até quebrar a trava, resultando em um reparo extremamente caro. A forma correta de estacionar em uma inclinação é:
- Pare o carro e, com o pé no freio, acione o freio de estacionamento.
- Tire o pé do freio de serviço para que o peso do carro se assente sobre o freio de mão.
- Pise no freio novamente e só então mova a alavanca para a posição Park (P).
Gostou de desvendar esses mitos? Dirigir da forma correta protege seu carro e seu bolso. Compartilhe com quem acabou de comprar um carro automático!
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