O treino de circuito é uma estratégia de alta intensidade que combina exercícios de força e cardiovasculares em sequência, com pouco ou nenhum descanso. Essa metodologia maximiza a queima de calorias durante e, principalmente, após o exercício, otimizando os resultados em um curto período.
O que é o treino de circuito e por que ele é tão eficaz?
Um treino de circuito consiste em uma série de exercícios realizados consecutivamente, com um descanso mínimo entre eles até que toda a sequência seja completada. A magia desse método está na sua capacidade de manter a frequência cardíaca elevada por todo o período do treino, combinando o estímulo muscular com um alto gasto calórico, veja abaixo o vídeo do canal Diogo Ribas – YouTube:
Diferente de um treino tradicional, onde você descansa longamente entre as séries de um mesmo exercício, o circuito força o corpo a trabalhar de forma contínua. Isso não só melhora a resistência cardiovascular e muscular, mas também transforma o seu corpo em uma máquina de queimar gordura de forma muito mais eficiente.
Como estruturar um circuito de alta intensidade para queimar gordura?
A estrutura do circuito deve ser planejada para alternar entre diferentes grupos musculares, permitindo que um músculo descanse enquanto outro trabalha. A chave para a máxima queima de calorias é a intensidade, um conceito popularizado pelo HIIT (Treino Intervalado de Alta Intensidade).
Execute cada exercício com o máximo de esforço por um período determinado (ex: 45 segundos), seguido por um descanso curto (ex: 15 segundos) antes de passar para o próximo. Repita o circuito completo de 3 a 5 vezes. Um exemplo de circuito eficaz seria:
- Agachamento com salto (Membros inferiores)
- Flexão de braço (Peito, ombros e tríceps)
- Burpee (Corpo inteiro e cardio)
- Prancha abdominal (Core)
A ciência por trás da queima de calorias pós-treino
O maior benefício do treino de circuito de alta intensidade é o efeito EPOC (Consumo Excessivo de Oxigênio Pós-exercício), também conhecido como “efeito afterburn”. Após um treino tão intenso, o corpo precisa de muito mais oxigênio para se recuperar e voltar ao seu estado de repouso.
Esse processo de recuperação metabólica exige energia, o que significa que seu corpo continua queimando calorias em um ritmo acelerado por até 24 a 48 horas após o término do exercício. É por isso que 20 minutos de um circuito bem executado podem ser mais eficazes para a perda de gordura do que uma hora de cardio moderado.
Leia também: Como queimar o máximo de calorias na bicicleta com o ajuste perfeito
Quais são os melhores exercícios para um circuito “queima-tudo”?

Os melhores exercícios para um circuito são os movimentos compostos, que recrutam múltiplos grupos musculares ao mesmo tempo. Quanto mais músculos você usa, mais energia seu corpo gasta, e maior é a queima de calorias. Priorize movimentos que combinem força com um desafio cardiovascular.
Exercícios como o agachamento, o levantamento terra, os burpees e o balanço com kettlebell (kettlebell swing) são excelentes escolhas. Eles não só constroem músculos, o que aumenta o seu metabolismo de repouso, como também elevam a frequência cardíaca a picos de intensidade, garantindo o máximo de gasto calórico.
Gostou da dica para otimizar seu tempo? Bora montar seu circuito e compartilhe com quem precisa de um treino rápido e poderoso!















