A comercialização de carros usados e seminovos tem sido um destaque no mercado brasileiro em 2025. O mês de agosto foi um excelente exemplo dessa tendência, com vendas que alcançaram 1.719.809 unidades. Esta marca representa um aumento significativo de 20,5% em comparação ao mesmo mês do ano anterior, quando foram vendidos 1.427.548 veículos. Embora o crescimento de 0,5% em relação a julho possa parecer modesto, ele representa mais de 8.700 carros adicionais negociados, conforme dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto).
Entre os modelos mais vendidos, o Volkswagen Gol continua em destaque absoluto. O hatch compacto manteve sua liderança incontestável durante 2025, com 75.707 unidades vendidas em agosto. No segundo posto, destaca-se a Fiat Strada, que assegurou sua posição com 50.569 vendas, superando em quase 10 mil unidades o terceiro colocado, o Chevrolet Onix que registrou 40.904 vendas. O Hyundai HB20, tradicionalmente parte do pódio, terminou fora dos três primeiros lugares por apenas 543 unidades, alcançando 40.361 comercializações no mesmo período.
Quais são os fatores que impulsionam a venda de usados mais antigos?
Os veículos classificados como “velhinhos”, com 13 anos ou mais de uso, dominam o mercado brasileiro. Em agosto, estes carros somaram 657.193 vendas. Este fenômeno pode ser atribuído a vários fatores, incluindo o custo-benefício, uma vez que carros mais antigos frequentemente apresentam preços mais acessíveis, combinados com a robustez percebida de veículos mais tradicionais. Em termos de popularidade, os “usados jovens”, com entre quatro e oito anos de uso, seguem de perto, com 415.408 unidades negociadas.
Qual o desempenho dos seminovos e usados maduros?

Embora menos proeminentes em comparação com os mais antigos, os seminovos (veículos de zero a três anos) e os usados maduros (com nove a doze anos de uso) também desempenham papéis importantes no mercado. Em agosto de 2025, foram registrados 347.244 seminovos vendidos, demonstrando interesse contínuo por carros recentes mas que ainda oferecem um bom custo-benefício em termos de preço de revenda e estado de conservação. Enquanto isso, os usados maduros, totalizando 299.964 vendas, representaram a menor fatia desse mercado naquele mês.
O que esperar do mercado de automóveis para o restante de 2025?
A expectativa para o restante de 2025 é que a tendência de vendas aquecidas de veículos usados continue em ascensão. O planejamento por parte das montadoras, como a Volkswagen, que está preparada para lançar a versão de produção do conceito ID.2 All ainda este ano, ilustra o movimento contínuo em direção à inovação. Este modelo, que celebra os 50 anos do famoso hatch da companhia, pode trazer um fôlego renovado ao segmento de novos e seminovos, impulsionando também as vendas de modelos anteriores e versões clássicas.
Outro aspecto interessante é o retorno do propulsor Hemi de oito cilindros a picape Ram após forte pressão popular. Este regresso mostra o quanto demandas do consumidor podem influenciar as ofertas das montadoras, um fator que poderá moldar ainda mais o mercado nos próximos meses.