Você tem curiosidade para saber o que mudará no programa Bolsa Família no próximo ano? Atenção à continuação deste texto! Aqui, vamos discutir as expectativas e informações divulgadas pelas autoridades até o momento sobre possíveis alterações no programa.
O Bolsa Família é um programa de assistência social que tem como principal objetivo combater a pobreza e a fome nos lares brasileiros. Cada vez mais, o governo busca aprimorá-lo, fazendo modificações que atendam à crescente demanda e às necessidades reais das famílias que dependem dessa assistência.
O que vai mudar no Bolsa Família 2024?

Atualmente, o requisito mais importante para ser beneficiário do programa é a renda familiar: por pessoa, essa renda deve ser de até R$218. No entanto, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, revelou recentemente que esse critério será revisto anualmente, levando em consideração o aumento do salário mínimo e os parâmetros internacionais.
Vai ter reajuste no valor do Bolsa Família em 2024?
Até o momento, a proposta de Orçamento para o ano de 2024 não contempla um reajuste no valor do benefício. Qualquer alteração nesse sentido seria discutida apenas no ano seguinte, com previsão de implementação em 2025. O que se discute, por ora, é um possível aumento no número de beneficiários do Bolsa Família, a partir da atualização cadastral que visa eliminar distorções, como famílias de renda elevada recebendo o benefício indevidamente.
No mesmo sentido, o ministro Wellington Dias ressaltou que a intenção do governo é evitar que pessoas elegíveis fiquem de fora do programa por questões financeiras. Ele ainda frisou que qualquer elevação da renda será um fator favorável nesse processo.
Quais são os desafios para os próximos anos?
O desafio que se apresenta para os próximos anos está relacionado à evasão escolar. O ministro informou que, neste momento, representantes do Ministério da Educação, da Casa Civil e do Ministério da Fazenda estão reunidos para determinar as medidas que serão adotadas para enfrentar a desistência dos estudantes, especialmente na 9ª série e no ensino médio.
Desta forma, Dias encerra o ano com a premissa de um projeto que visa unir a poupança e o crédito para reforçar ainda mais essa iniciativa. Tudo isso ainda está em discussão, e acredita-se que uma decisão final do presidente Lula aconteça até o final do ano. Fique ligado em nosso portal para acompanhar as novidades sobre o Bolsa Família em 2024!