O Bolsa Família é um programa do governo brasileiro que busca garantir a famílias em situação de vulnerabilidade social o direito a alimentação e acesso à educação e saúde. Uma das principais dúvidas frequentes é em relação ao valor do benefício para as famílias unipessoais, ou seja, compostas por apenas um membro.
Para estar elegível a receber o auxílio, as famílias devem estar constantemente atualizando seu Cadastro Único (CadÚnico) e ter uma renda per capita mensal familiar limitada a R$ 218.
Diretrizes do Bolsa Família

Além do cumprimento da renda familiar per capita, as famílias beneficiadas pelo programa precisam cumprir obrigações nas áreas de saúde e educação. São elas:
1. Realização do pré-natal;
2. Cumprimento do calendário nacional de vacinação;
3. Acompanhamento nutricional para crianças menores de sete anos;
4. Frequência escolar mínima de 60% para crianças de 4 a 5 anos e 75% para jovens de 6 a 18 anos que ainda não concluíram a educação básica;
5. Manter sempre atualizado o CadÚnico a cada 24 meses.
Nova Regra para Famílias Unipessoais
Recentemente, uma nova regra foi estabelecida para as famílias unipessoais. Agora, apenas 16% da folha de pagamento de cada município pode ser destinada para este grupo. Esse público é composto por famílias com um único integrante que tem direito a receber a parcela fixa de R$ 600. Importante ressaltar que essa alteração é válida somente para as novas concessões do Bolsa Família, ou seja, aqueles que já são beneficiários não serão afetados.
Calendário do Bolsa Família de janeiro
Para o mês de janeiro, o calendário de pagamento do benefício tem início no dia 18 para aqueles com Número de Identificação Social (NIS) final 1 e se estende até o dia 31 para os beneficiários com NIS final 0.
Seguem as datas de pagamento para cada final do NIS em janeiro de 2024:
- NIS final 1: 18 de janeiro; (Pago)
- NIS final 2: 19 de janeiro; (Pago)
- NIS final 3: 22 de janeiro; (Pago)
- NIS final 4: 23 de janeiro; (Pago)
- NIS final 5: 24 de janeiro; (Pago)
- NIS final 6: 25 de janeiro; (Pago)
- NIS final 7: 26 de janeiro; (Pago)
- NIS final 8: 29 de janeiro;
- NIS final 9: 30 de janeiro;
- NIS final 0: 31 de janeiro.