Não deixe para depois! O prazo final para o saque do abono salarial PIS/Pasep 2023 (ano-base 2021) é nesta quinta-feira (28). As pessoas que não realizarem o saque até o fim desta data perderão o direito ao benefício. O valor, por sua vez, será transferido para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). O PIS (Programa de Integração Social) é gerenciado e pago pela Caixa Econômica Federal. Entretanto, o Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) tem seu pagamento feito pelo Banco do Brasil.
Quem tem direito ao Abono PIS/PASEP e quanto pode sacar?

Os beneficiários do abono salarial do PIS/Pasep são os trabalhadores formais e servidores públicos, que no ano base receberam uma remuneração mensal média de até dois salários mínimos. No entanto, os empregados domésticos, trabalhadores rurais ou urbanos empregados por pessoa física não têm direito ao benefício. O valor depositado varia até um salário mínimo, atualmente fixado em R$ 1320, e estima-se que, neste momento, cerca de 84,5 mil trabalhadores ainda não tenham realizado esse saque. Somado, o valor destes benefícios não sacados totaliza cerca de R$ 71,7 milhões.
Como consultar o Abono Salarial PIS/Pasep?
Para evitar a perda desse benefício, é importante conferir se você tem direito ao abono salarial do PIS/Pasep. A consulta pode ser feita de algumas formas: através da Carteira de Trabalho Digital, do portal gov.br ou ainda baixando o aplicativo Caixa Trabalhador. Este app está disponível tanto para smartphones Android, na Play Store, quanto para telefones da Apple, na App Store. Outra opção de consulta é a Central de Atendimento do Ministério do Trabalho, disponível pelo número 158. Portanto, não perca tempo! Verifique se você tem este direito e, caso tenha, realize o saque. Não dê chance para o esquecimento resultar na perda desse benefício importante para muitos trabalhadores brasileiros. Caso tenha alguma dificuldade durante o processo de consulta ou saque, busque orientação nos canais oficiais.