Na próxima sexta-feira, dia 23 de fevereiro, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) dará início ao pagamento dos benefícios previdenciários para aposentados, pensionistas e receptores de auxílios. Atualmente, o INSS é responsável pelo pagamento mensal de aproximadamente 39.364.050 benefícios previdenciários. Adicionalmente, cerca de 5.907.091 desses pagamentos são direcionados aos benefícios assistenciais, segundo dados registrados em janeiro de 2024.
O calendário de pagamentos é organizado tendo como referência o número final do cartão de benefício, sem levar em consideração o último dígito verificador. Os primeiros a receber serão os aposentados e pensionistas que possuem o número de benefício com dígito final 1.

Quando serão feitos os depósitos?
Os depósitos para aqueles que recebem até um salário mínimo, equivalente a R$ 1.412, vão iniciar no dia 23 e terminam em 7 de março. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão seus pagamentos creditados a partir de 1º de março, isto vale para aqueles com cartão final 1 e 6.
Quanto vou receber?
Os beneficiários podem descobrir o valor a ser recebido de duas maneiras. Uma delas é ligando para a central de atendimento 135 e a outra é por meio do site ou aplicativo Meu INSS. Para realizar a consulta, é preciso informar o número do CPF e confirmar algumas informações cadastrais. O atendimento pelo telefone está disponível de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.
Calendário de pagamentos do INSS em fevereiro
Confira abaixo as datas de pagamento do INSS referentes a fevereiro:
Até 1 salário mínimo:
- Final 1: 23 de fevereiro;
- Final 2: 26 de fevereiro;
- Final 3: 27 de fevereiro;
- Final 4: 28 de fevereiro;
- Final 5: 29 de fevereiro;
- Final 6: 1 de março;
- Final 7: 4 de março;
- Final 8: 5 de março;
- Final 9: 6 de março;
- Final 0: 7 de março.
Acima de 1 salário mínimo:
- Finais 1 e 6: 1 de março;
- Finais 2 e 7: 4 de março;
- Finais 3 e 8: 5 de março;
- Finais 4 e 9: 6 de março;
- Finais 5 e 0: 7 de março.
Consultas pelo site ou aplicativo
Os beneficiários que têm acesso à internet podem fazer a consulta através do site Meu INSS (https://meu.inss.gov.br/). Após realizar login, na tela inicial, deve-se selecionar o serviço de “Extrato de Pagamento”. Dessa forma, é possível ter acesso ao extrato e a todos os detalhes sobre o pagamento do benefício.
Evidentemente, a consulta também pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS, que está disponível para Android e iOS. Assim como no site, é necessário fazer login e senha. Após esse processo, todos os serviços e o histórico das informações do beneficiário estarão listados.