O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está se preparando para convocar novos aprovados no concurso público que tem o objetivo de selecionar técnicos do seguro social. Esse concurso foi realizado em 2022 e previa a disponibilização de mil vagas. Contudo, estima-se a contratação de até 3.385 profissionais em um prazo de dois anos.
Recursos para o INSS

Na quinta-feira (21), houve a publicação no Diário Oficial da União do resultado final na prova objetiva e o resultado provisório na prova discursiva. Esses resultados são relativos aos profissionais que participaram da segunda turma do curso de formação.
A expectativa é que o resultado final com os nomes dos convocados para assumir os cargos seja divulgado no dia 06 de março.
Os candidatos aprovados no curso de formação poderão acessar suas avaliações no sistema do Cebraspe, que é a banca organizadora da seleção. Caso haja qualquer discordância com o resultado apresentado, existe a possibilidade de entrar com recurso. O prazo para essa solicitação inicia às 10h desta sexta-feira (23) e termina às 18h de segunda-feira (26).
Concurso de técnico do seguro social
Este concurso, que teve um recorde de 1 milhão de inscritos, começou a chamar os contratados no início de 2023. Inicialmente, a lista de convocados tinha pouco mais de mil nomes.
Os novos servidores irão trabalhar 40 horas semanais e terão um salário inicial de R$ 5.905,79. Esta seleção contou com duas etapas eliminatórias: a prova objetiva e o curso de formação. Durante a qualificação, os aprovados receberão metade do salário até que sejam designados para um posto de trabalho. Se não passarem na prova final, serão eliminados da seleção.
Função dos técnicos do seguro social
Os técnicos do seguro social têm como responsabilidade realizar atendimento ao público, orientação, informação e conscientização previdenciária. Além disso, eles também desempenham ações relacionadas ao reconhecimento de direitos previdenciários, que estão ligadas à concessão de benefícios.