O Ibovespa renovou seu recorde nesta quinta-feira (28), ao atingir 142.138 pontos por volta das 11h35. O patamar superou a marca anterior de 141.563,85 pontos, registrada em 24 de julho de 2025, e estabeleceu um novo marco intraday para o principal índice da bolsa brasileira.
O movimento começou logo na abertura, quando o índice partiu dos 138.947 pontos. A sequência de valorização foi consistente, refletindo o otimismo dos investidores diante do cenário político e econômico. Após o pico histórico, o Ibovespa passou por ajustes e manteve oscilações em torno da faixa dos 141 mil pontos no início da tarde.
O que explica a disparada?
Para Gabriel Mollo, analista de investimentos da Daycoval Corretora, o rali que levou o índice à máxima histórica foi impulsionado pelo noticiário político. “O Ibovespa segue em alta forte após a divulgação de uma pesquisa hoje pela manhã em que há uma disputa acirrada pela corrida presidencial entre o presidente Lula e o governador Tarcísio. Isso motivou o mercado, fez com que ele disparasse e agora o índice futuro está subindo 1,86% e praticamente a maioria das ações do Ibovespa estão em alta”, avaliou.
Segundo o analista, os setores de bancos e varejo lideram os ganhos. “Os bancos estão subindo forte, Banco do Brasil 2,18%, Itaú também 2,18% e Bradesco 2,13%. Já a Magazine Luiza avança 8,22%. É uma alta bem expressiva, e acredito que o mercado deve continuar nesse ritmo. É o rali da eleição começando”, completou.
Perspectivas para o mercado
Mollo acrescenta que o mercado tende a reagir positivamente em cenários em que pesquisas apontem Tarcísio à frente na corrida presidencial, já que sua eventual vitória é vista como sinal de uma política econômica mais alinhada às expectativas do mercado. Além disso, dados econômicos dos Estados Unidos, como a segunda leitura do PIB e pedidos de auxílio-desemprego, também podem reforçar esse movimento caso venham em linha com as projeções.
Com isso, o novo recorde intraday reflete não apenas fatores técnicos, mas também a influência do ambiente político-eleitoral sobre o humor dos investidores, em um pregão que segue em andamento e mantém o Ibovespa em patamar elevado.
Veja mais notícias aqui.
Acesse o canal de vídeos da BM&C News.