Segundo análise de Andre Fernandes, head de renda variável e sócio da A7 Capital, com a falta de indicadores e eventos, a bolsa hoje operou próximo da estabilidade hoje com leve queda de apesar das commodities que estão pesando nas ações de empresas exportadoras.
O dia que mais pode trazer volatilidade para o mercado nessa semana é do vencimento do contrato de Ibovespa Futuro amanhã, e o vencimento de opções de ações na sexta-feira, que em geral são pregões com maior volume e maior volatilidade.
Entre as maiores quedas, o destaque fica para as ações que possuem maior peso no Ibovespa, primeiro a Vale (VALE3) com queda, por conta da queda do minério de ferro na China, que contaminou outras commodities relevantes para ela como cobre e níquel. A Petrobras (PETR4) opera em queda também refletindo a forte queda do petróleo, a Opep divulgou uma redução na demanda por petróleo nos próximos anos, além de se preparar para acelerar a produção e aumentar a oferta, provocando uma queda acima de 3% no petróleo.
Entre as maiores altas temos as ações da Locaweb (LWSA3) subindo no segundo dia seguido, com alta, ainda refletindo a noticia sobre a troca do CEO. A Eneva (ENEV3) com a demanda por energia e acionamento das termelétricas sobe refletindo o bom momento da empresa, que é uma das maiores proprietárias de termelétricas do país.
Com a queda das commodities o dólar sobe refletindo a piora dos termos de trocas de países exportadores. A moeda sobe hoje frente a maioria dos emergentes. Os juros seguem em alta, refletindo ainda a desconfiança do mercado quanto ao possível pacote de cortes de gastos do governo, que pode ser anunciado após as eleições municipais até dezembro desse ano.
Confira aqui dados de fechamento do Ibovespa e demais índices:
- Ibovespa: 131.043,27 (+0,03%)
- S&P 500: 5.815,30 (-0,76%)
- Nasdaq: 18.315,59 (-1,01%)
- Dow Jones: 42.740,62 (-0,75%)
- Dólar: R$ 5,65 (+1,33%)
- Euro: R$ 6,15 (+1,19%)