O Ibovespa fechou em leve queda nesta quarta-feira (18), com investidores avaliando a decisão do Banco Central norte-americano sobre os juros por lá. O mercado agora aguarda a decisão do Copom a respeito dos juros aqui no Brasil.
Fed reduz juros para faixa de 4,75% a 5% ao ano, especialistas analisam
Nesta superquarta o Federal Reserve, o banco central americano, reduziu os juros para faixa de 4,75% a 5% ao ano, seguindo a expectativa do mercado.
A decisão, embora alinhada com as expectativas de boa parte do mercado, dividiu os membros do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc). Quase todos optaram por uma redução de 50 pontos-base, enquanto Michelle Bowman foi a única a votar por um corte mais modesto, de 25 pontos-base.
O estrategista-chefe da Avenue, tem uma visão alinhada com a abordagem cautelosa do Fed. Para ele, o banco central dos EUA está em um momento crucial de equilíbrio entre crescimento econômico e controle inflacionário. Alves acredita que, embora haja espaço para cortes adicionais nas taxas de juros, a decisão de Powell de manter o foco em dados econômicos concretos antes de realizar novas reduções demonstra uma postura prudente e necessária. Ele ressalta que qualquer mudança futura na política monetária dependerá fortemente de como a economia americana responderá aos ajustes já feitos.
Expectativas para o Copom
Nesta quarta-feira (18), o mercado aguarda o reunião do Copom, que vai decidir mais uma vez o rumo da taxa Selic. Em entrevista exclusiva à BM&C News, o ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, compartilhou suas expectativas para a reunião do Banco Central (BC) e explicou que a Selic deve subir.
“Hoje a Selic deve subir um pouco. Tem que subir um pouquinho, porque de fato a expectativa da inflação do ano ainda é acima do centro da meta, perto ai do limite superior e o BC tem o compromisso de colocar a inflação no limite da meta”, explicou em entrevista à Isabela Tacaki.
Além disso, ele também declarou que não há como ter certeza de quanto a Selic pode subir. “11,25% é uma boa possibilidade. Evidentemente, a decisão do BC ela depende muito dos modelos técnicos de projeção de inflação que são rodados a cada Copom. Então, é difícil prever exatamente”, finalizou.
Confira abaixo os dados de fechamento do Ibovespa e demais índices
- Ibovespa: 133.747,69 (-0,90%)
- S&P 500: 5.618,30 (-0,29%)
- Nasdaq: 17.573,30 (-0,31%)
- Dow Jones: 41.503,63 (-0,25%)
- Dólar: R$ 5,46 (-0,48%)
- Euro: R$ 6,06 (-0,53%)
















