A locadora de veículos Hertz tem planos para vender cerca de 20 mil carros elétricos, o que equivale a um terço de sua frota desse tipo de veículo. O objetivo é usar os recursos obtidos com a venda para renovar sua frota com carros a gasolina.
Hertz e o compromisso com a Tesla

Em outubro de 2021, a Hertz anunciou que compraria 100 mil carros modelo Model 3 da fabricante Tesla até o final de 2022. No entanto, em outubro de 2023, a locadora afirmou que só adquiriu 35 mil carros da Tesla, totalizando 50 mil veículos elétricos em sua frota. A decisão de venda está associada à baixa demanda por carros elétricos e ao custo elevado de manutenção.
Desafios da manutenção de carros elétricos
O CEO da Hertz, Stephen Scherr, revelou que os custos com a manutenção dos carros elétricos chegam a ser o dobro em relação aos modelos a combustão. Além disso, ele citou dificuldades com a obtenção de peças para os veículos elétricos, principalmente da Tesla, que representa 80% da frota elétrica da locadora.
A venda não será fácil
Com o mercado de carros elétricos em desaceleração, empresas como Tesla têm oferecido descontos de até 30% para estimular as vendas. Como consequência, para atrair compradores, a Hertz está dando descontos significativos na venda de seus veículos.
Impactos financeiros da venda
A empresa está lançando no balanço uma despesa de depreciação adicional líquida de US$ 245 milhões, ou US$ 12.000 por carro. A Hertz espera recuperar sua margem EBITDA, que caiu de 25% para 13% do terceiro trimestre de 2023. A ação da empresa caiu quase 50% nos últimos 12 meses.