BM&C NEWS
  • 🔴AO VIVO
  • MERCADOS
  • COLUNA
  • MERCADO DE CAPITAIS
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • 🔴AO VIVO
  • MERCADOS
  • COLUNA
  • MERCADO DE CAPITAIS
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Governo de São Paulo Desafia Resistência Política em Movimento de Privatizações

BMCNEWS Por BMCNEWS
25/12/2023
Em ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Para muitos, o assunto de privatização é espinhoso e carregado de polêmicas. É exatamente esse o cenário no qual se encontra a proposta de venda de importantes empresas ligadas ao setor de infraestrutura de São Paulo. O governador do estado, embora proclame publicamente certeza na realização dos negócios, enfrenta resistências e questionamentos tanto políticos quanto jurídicos.

Entre os principais fatores de resistência está o papel dos vereadores de São Paulo, que representam a maior fonte de receita dessas empresas. A confirmação das privatizações não só dependerá do acordo desses políticos, como enfrentará também os entraves do presidente da Câmara Municipal, Milton Leite (União), que já mostrou sinais de oposição ao projeto.

Leia Mais

Blindado VN-17 avança em pista de testes com blindagem modular

O novíssimo blindado de exportação chinês compartilha componentes críticos com os tanques de guerra mais modernos do país asiático e oferece uma blindagem modular altamente tecnológica capaz de resistir a impactos diretos de mísseis inimigos enquanto mantém uma velocidade de deslocamento excepcional em terrenos desérticos e lamacentos

19 de maio de 2026
O Canal da Mancha já foi cenário de uma das travessias mais rápidas e inusitadas da história do transporte

O hovercraft gigante de 56 metros que cruzava o Canal da Mancha em 35 minutos, levava 418 passageiros e 60 carros flutuando sobre um colchão de ar

17 de maio de 2026

Qual a visão do ministro da Infraestrutura sobre São Paulo?

Governo de São Paulo Desafia Resistência Política em Movimento de Privatizações

Em meio aos debates, a visão do Ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, se destaca. Ele argumenta que as críticas ideológicas às privatizações não devem ofuscar a necessidade de que o país faça mais investimentos em infraestrutura, saúde e segurança pública. Segundo ele, as privatizações permitiriam a alocação de mais recursos nessas áreas primordiais.

Uma São Paulo traumatizada por privatizações

Por outro lado, a população paulista ainda carrega traumas de privatizações passadas. A presidente do Sindicato dos Metroviários, Camila Lisboa, adverte que a oposição aos planos do governo não diminuirá e que as chances de manifestações, greves e até novos plebiscitos são altas. Ela ressalta a importância e o papel dos sindicatos e movimentos sociais nesse processo.

Entre as empresas cuja venda está prevista na agenda de privatizações estão a Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia) e a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Enquanto a primeira tem a conclusão da sua operação prevista para fevereiro, o leilão do trem intercidades, projeto que visa ligar São Paulo a Campinas, está marcado para 29 de fevereiro, com funcionamento pleno esperado para 2031.

O embate entre os interesses públicos e a perspectiva de privatização segue acirrado e mostra os muitos desafios que o setor de infraestrutura paulista enfrentará ao longo dos próximos anos.

Com fachada futurista e curvas impressionantes, o prédio de Oscar Niemeyer virou referência da arquitetura moderna no Brasil

O clássico terminal art déco de 1936 com pista de 1.323 metros na Baía de Guanabara que virou o coração da aviação no Rio de Janeiro

Uma cidade de 3.200 anos encontrada perto de um rio pode abrir um capítulo esquecido da ocupação humana na Índia

Após 3.300 anos, um navio encontrado a 1,8 km de profundidade muda a história da navegação antiga

O luxuoso complexo de 192 quartos que integra um edifício de arenito de 1912 e virou um marco do design sustentável na Austrália

Cientistas usaram laser e revelaram cidades amazônicas de 2.500 anos escondidas sob a floresta

Quem somos

A BM&C News é um canal multiplataforma especializado em economia, mercado financeiro, política e negócios. Produz conteúdo jornalístico ao vivo e sob demanda para TV, YouTube e portal digital, com foco em investidores e executivos.

São Paulo – Brasil

Onde assistir

Claro TV+ – canal 547
Vivo TV+ – canal 579
Oi TV – canal 172
Samsung TV Plus – canal 2053
Pluto TV

Contato

Redação:
[email protected]

Comercial:
[email protected]

Anuncie na BM&C News

A BM&C News conecta marcas a milhões de investidores através de TV, YouTube e plataformas digitais.

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • ELEIÇÕES 2026
  • ECONOMIA
  • MERCADO DE CAPITAIS
  • POLÍTICA
  • PETRÓLEO E ENERGIA
  • INTERNACIONAL
  • CANNES LIONS
  • CASO MASTER
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • PROGRAMAS BM&C
    • BM&C BUSINESS
    • BM&C STRIKE
    • BM&C TALKS
    • BM&C VISÕES
    • CONEXÃO SEGURA
    • GLOBAL WALLET
    • LEADERS CONNECTION
    • MANHATTAN CONNECTION
    • MANIFESTE-SE
    • MERCADO & BEYOND
    • MONEY REPORT
    • PAINEL BM&C
    • PAPO DE DINHEIRO
    • REPCAST
    • ROTA FÁCIL
    • SMART MONEY
    • WALL STREET CAST

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.