Recentemente, o BPC (Benefício de Prestação Continuada), um programa governamental que visa a amparar idosos e pessoas com deficiência que se encontram em situação de vulnerabilidade social ou econômica, ganhou um acréscimo em seus benefícios. Essa medida, que promete trazer alívio financeiro, foi implementada especialmente para beneficiários do programa Minha Casa Minha Vida.
De acordo com publicações feitas pelo Governo Federal, beneficiários do BPC que se enquadram como participantes do programa habitacional Minha Casa Minha Vida estão, a partir de agora, isentos do pagamento de parcelas referentes ao programa. Essa é uma incrível oportunidade para aqueles que têm entre seus membros alguma pessoa que recebe o Benefício de Prestação Continuada, pois estes não necessitarão mais arcar com o pagamento da moradia.
Como funcionará a isenção do BPC para o Minha Casa Minha Vida?

Esta medida de isenção não se detém exclusivamente a beneficiários do BPC, sendo também extensiva para aqueles amparados pelo programa Bolsa Família. Portanto, famílias participantes de ambos os programas que dispõem de algum tipo de financiamento pelo Minha Casa Minha Vida, terão direito a essa isenção das parcelas.
Vale ressaltar que a mudança se aplica apenas aos financiamentos já existentes. Por outro lado, a expectativa é de que em breve, novas contratações também possam desfrutar desse benefício. É importante lembrar que, embora sejam isentas de novas cobranças, as famílias não terão de volta o dinheiro já pago pela quitação da casa própria.
Quais os objetivos dessa nova medida?
A isenção do pagamento pelo Minha Casa Minha Vida para beneficiários do BPC tem como meta principal diminuir o déficit habitacional no país. Além disso, o Governo Federal pretende aumentar o ritmo de construção e entrega de moradias.
Paralelamente à isenção, houve também mudanças em relação às faixas de renda do programa habitacional. Com a inclusão de novos públicos e a ampliação de condições de pagamento facilitadas, a expectativa é que surja uma maior possibilidade de contratação de financiamentos imobiliários.
De acordo com informações divulgadas pelo governo, a gestão do dinheiro investido no programa é de responsabilidade da Caixa Econômica Federal. Assim, o cidadão interessado em realizar uma contratação ou simulação, ou mesmo aqueles que já são beneficiários e desejam fazer a regularização de seu imóvel, devem procurar uma agência bancária.















