O Nubank, quarto maior banco brasileiro e prestador popular de serviços financeiros digitais, como conta-corrente, cartão de crédito, empréstimos e investimentos, alertou seus clientes na última semana sobre um novo golpe: trata-se de ligações e mensagens fraudulentas pedindo transferências via PIX.
Recomendação do Nubank para evitar golpes

Para se proteger do chamado ‘golpe do Nubank’, a instituição recomenda aos clientes que não compartilhem quaisquer informações pessoais por ligação telefônica ou aplicativos de troca de mensagens, como o WhatsApp.
A comunicação oficial do banco é feita apenas pelo próprio aplicativo. Se algum cliente receber uma ligação solicitando a confirmação de dados, deve desligar imediatamente. Ao fim de 5 minutos, deve entrar em contato com a instituição bancária pelo número disposto no site oficial, não pelo número informado pela pessoa que fez a ligação ou enviou a mensagem.
O intervalo de 5 minutos entre as ligações é crucial para garantir que, se o telefone do cliente estiver sendo interceptado, o golpista não tenha acesso à nova chamada.
A segurança das informações dos clientes é sempre prioridade para as instituições bancárias, principalmente para bancos digitais como o Nubank. No entanto, sempre é necessário lembrar que a prevenção também é responsabilidade dos clientes que, tomando as devidas precauções e estando alerta, podem evitar cair em golpes.
Ação dos golpistas
Os golpistas, se passando por funcionários do Nubank, contatam os clientes por ligações telefônicas ou mensagens de texto. Alegam necessidade de atualização de cadastro ou confirmação de compras, solicitando informações pessoais, códigos de acesso e senhas. Além disso, convencem as vítimas a informarem números de cartões de crédito, dígitos de segurança e outras informações que permitem o roubo de dinheiro, realização de compras em nome das vítimas e até a abertura de ‘contas laranjas’.
“Há muitos tipos de golpes acontecendo, é preciso sempre estar atento”, alerta Laura Alvarenga, especialista em fraudes bancárias.