BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • Análises
  • ECONOMIA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • Análises
  • ECONOMIA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Dívida pública federal cai 0,7% em setembro, diz Tesouro

  • Dívida pública federal sobe 2,34% em novembro, diz Tesouro
    Moedas de reais

A dívida pública federal do Brasil caiu 0,68% em setembro sobre agosto, a 5,443 trilhões de reais, informou o Tesouro Nacional nesta quarta-feira (27), num mês marcado por encarecimento das emissões em meio aos temores de deterioração nas contas públicas.

No Plano Anual de Financiamento (PAF), a perspectiva é que a dívida geral feche 2021 entre 5,5 trilhões de reais e 5,8 trilhões de reais.

Em setembro, a dívida pública mobiliária interna teve recuo de 0,98%, a 5,186 trilhões de reais, em função do resgate líquido de 90,26 bilhões ocorrido no mês, que compensou a apropriação positiva de juros de 38,72 bilhões de reais.

Enquanto isso, a dívida externa cresceu 5,83% sobre agosto, a 257,70 bilhões de reais, num mês de forte avanço do dólar frente ao real, embalado por temores de flexibilização fiscal relacionada ao auxílio aos mais vulneráveis.

Em apresentação, o Tesouro afirmou que os leilões realizados ao longo do mês refletiram o movimento da curva de juros, com aumento no custo das emissões.

Leia Mais

Vale menos que o empréstimo: entenda o paradoxo bilionário dos Correios

Vale menos que o empréstimo: entenda o paradoxo bilionário dos Correios

17 de outubro de 2025
Dinheiro Brasileiro - Créditos: depositphotos.com / rafapress

Governo libera saque do PIS/PASEP para milhões de brasileiros

12 de março de 2025

Veja mais:

  • Ibovespa sobe com dados econômicos e no aguardo do Copom
  • Uber faz parceria com Hertz para 50 mil carros Tesla nos EUA

O custo médio das emissões em oferta pública da dívida interna subiu a 6,9% ao ano, de 6,4% em agosto, ao passo que o custo médio do estoque da dívida total acumulado em 12 meses avançou a 7,8%, de 7,6% no mês anterior.

O movimento na curva de juros prosseguiu neste mês, especialmente após o governo reconhecer que mirava um drible na regra do teto de gastos para acomodar uma expansão temporária do novo Bolsa Família, que valerá apenas para o ano que vem.

Em mensagem, o Tesouro destacou que “voltou a ajustar as suas emissões em função das condições de mercado, optando por reduzir os lotes em momentos de maior volatilidade” em meio à percepção de maior risco fiscal.

Em gráfico, o Tesouro apontou que o CDS, que mede o risco associado ao país, subiu quase 11% em outubro, na contramão da queda observada em países emergentes como Chile, México, Colômbia e Peru.

Detalhes de setembro

Em relação aos detentores, a participação dos investidores estrangeiros na dívida mobiliária interna subiu a 10,1% em setembro, sobre 9,8% no mês anterior.

Já quanto à composição, os títulos que variam com a Selic, representados pelas LFTs, continuaram com maior peso na dívida pública federal, a 33,95% do total, abaixo dos 36,11% de agosto. No PAF, o intervalo fixado para o ano é de 33% a 37%.

Os títulos prefixados avançaram a 32,58% da dívida, ante 31,86% no mês anterior, frente a uma meta de 31% a 35% para 2021.

Os papéis indexados à inflação, por sua vez, elevaram a fatia a 28,48% da dívida total, ante 27,35% em agosto, sendo que a referência para este ano é de 26% a 30%.

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.

Inovação exige previsibilidade, e o Brasil ainda não entrega

Com 381 metros de altura, 102 andares e construído em tempo recorde de 410 dias: o icônico arranha-céu que foi o mais alto do mundo por 40 anos e se tornou o maior símbolo de Nova York no cinema

Custando menos de R$ 114 mil e câmbio manual de 6 marchas, o novo sedã da Chevrolet chega com tudo fazendo 16,8 km/l

Com 13 km de extensão sobre o mar e um vão central de 72 metros de altura: a monumental obra da engenharia brasileira que uniu duas cidades e mudou para sempre a paisagem da Baía de Guanabara

Café Pace amplia proposta da marca Pace ao unir cafeteria e referências da cultura japonesa em São Paulo

Atrasos no INPI e falta de compensação em patentes seguem travando a inovação no Brasil

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • Análises
  • ECONOMIA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.