A Prefeitura de São Paulo publicou nessa quarta-feira (3) o edital do IPTU 2024 que contém o calendário de entrega das notificações de lançamento do respectivo imposto. Este ano, o reajuste médio foi definido em 4,3%. O vencimento da primeira parcela ou o prazo para pagamento à vista do imposto ocorre em fevereiro, com datas especificamente entre os dias 1º e 29. Ao longo do referido mês, os contribuintes poderão consultar as datas de vencimento do IPTU para todos os imóveis.
Qual a data de vencimento do IPTU 2024?

Com relação aos vencimentos, pode-se considerar as seguintes datas:
- No dia escolhido: para os contribuintes que optaram via atualização cadastral;
- No dia 9 ou no dia 14: para os contribuintes que não fizeram opção de dia de vencimento;
- No dia 20: para os contribuintes que optaram pela notificação por administradoras de imóveis, com o vencimento da primeira parcela no mês de março.
Clique aqui para acessar o calendário completo.
O benefício do pagamento do IPTU 2024 à vista
Quem optar pelo pagamento do IPTU à vista terá direito a um desconto de 3% no tributo. Também há a possibilidade de pagamento em dez parcelas. Uma novidade neste ano é que, além das formas tradicionais de pagamento do IPTU, os moradores de São Paulo poderão utilizar o sistema Pix.
Como emitir a guia de pagamento IPTU 2024
Para a emissão da guia de pagamento com o código, o contribuinte deve acessar exclusivamente o endereço iptu.prefeitura.sp.gov.br. A Secretaria Municipal da Fazenda de São Paulo enfatiza que não envia cobranças ou links para pagamentos de tributos por e-mail, SMS ou WhatsApp. A consulta online aos valores do imposto em 2024 ainda não está disponível, porém o pagamento poderá ser efetuado por meio de 2ª via do boleto emitida pela internet, disponível a partir do dia 15 de janeiro de 2024, no site da prefeitura.
Outras formas de pagamento
Segundo a prefeitura de São Paulo, além do Pix, o pagamento do IPTU 2024 poderá ser realizado nos terminais de autoatendimento, no internet banking, nos guichês de caixa e nas lotéricas. Para os que optaram pelo débito automático nos anos anteriores, essa opção continuará valendo para 2024. Quem ainda não escolheu essa modalidade, terá até a data de vencimento da primeira parcela para fazer tal escolha. Para os contribuintes que optarem pelo débito automático após o pagamento da 1ª parcela, a modalidade passará a valer a partir da 2ª parcela.