BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Construído em uma ilha artificial de 4 km, este aeroporto é a maravilha da engenharia que venceu o mar para se tornar um hub aéreo global

Ryan Cardoso Por Ryan Cardoso
18/12/2025
Em ECONOMIA, ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Construído sobre uma ilha artificial de 4 km de comprimento na Baía de Osaka, o Kansai International Airport (KIX), no Japão, é um dos maiores feitos da engenharia civil moderna. Inaugurado em 1994, ele é a prova de que a engenhosidade humana pode superar os mais incríveis desafios da natureza.

Por que construir o Kansai International Airport em uma ilha artificial?

A superlotação e as restrições de ruído do antigo aeroporto de Osaka tornavam a expansão em terra inviável. A solução audaciosa foi construir um novo aeroporto no mar, a 5 km da costa, para permitir operações 24 horas por dia sem perturbar a população.

Foto do interior do terminal de embarque de passageiros do Aeroporto Internacional de Kansai, Osaka, Japão – Créditos: depositphotos.com / jiggotravel

A construção da ilha artificial foi uma tarefa monumental. Foram necessários mais de 21 milhões de metros cúbicos de aterro, retirados de três montanhas, e 10 mil trabalhadores ao longo de três anos para criar a base que sustentaria o aeroporto.

Quais foram os maiores desafios de engenharia do projeto?

O maior desafio foi construir sobre um leito marinho de argila mole, que se comprime sob o peso. Os engenheiros previram que a ilha afundaria, mas o ritmo foi mais rápido que o esperado. Para combater isso, o terminal foi construído sobre 900 colunas com macacos hidráulicos ajustáveis.

Esses macacos permitem que os engenheiros nivelem o edifício periodicamente, compensando o afundamento desigual. A complexidade de tal projeto é um estudo de caso na engenharia, um campo profissional que no Brasil é regulamentado pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) para garantir a segurança e a excelência.

Feitos de engenharia do KIX:

  • A maior ilha artificial do mundo na época.

  • Terminal de 1,7 km de comprimento, o mais longo do mundo.

  • Sistema de colunas ajustáveis para combater o afundamento.

Como a estrutura resiste a terremotos e tufões?

Localizado em uma das zonas mais sismicamente ativas do planeta, o Kansai International Airport foi projetado para ser incrivelmente resiliente. A estrutura do terminal é equipada com juntas deslizantes e amortecedores que permitem que ela se mova e dissipe a energia de um terremoto.

Leia Mais

Com sua arquitetura futurista e 15 mil m², esta obra de Calatrava virou um ícone da revitalização do Rio e um convite a refletir sobre o amanhã

Com sua arquitetura futurista e 15 mil m², esta obra de Calatrava virou um ícone da revitalização do Rio e um convite a refletir sobre o amanhã

18 de dezembro de 2025
Com um teto inflável e capacidade para 55 mil pessoas, esta arena icônica do Japão é o palco de shows e jogos de beisebol lendários

Com um teto inflável e capacidade para 55 mil pessoas, esta arena icônica do Japão é o palco de shows e jogos de beisebol lendários

18 de dezembro de 2025

O design aerodinâmico do terminal, em formato de asa de avião, foi testado em túneis de vento para resistir a ventos de tufões de mais de 200 km/h. O aeroporto já sobreviveu a grandes desastres naturais, como o terremoto de Kobe em 1995, sem sofrer danos estruturais.

Leia também: Com duas cúpulas icônicas e torres de 28 andares, esta obra de Niemeyer é o centro do poder e símbolo da democracia brasileira

O aeroporto é apenas um local de passagem?

Não, o KIX foi projetado para ser uma experiência agradável. O Sky View é um deck de observação que oferece vistas panorâmicas das pistas, perfeito para entusiastas da aviação. O aeroporto também conta com uma vasta gama de lojas, restaurantes e até um hotel.

O canal Walking the World Asia realiza um tour completo pelo saguão de embarque do Terminal 1 do Aeroporto Internacional de Kansai (KIX), em Osaka, Japão:

A gestão de uma infraestrutura tão complexa é um desafio contínuo, similar ao que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) enfrenta no Brasil para manter rodovias e portos operacionais. O KIX se destaca não apenas por sua engenharia, mas por sua eficiência como um dos principais hubs aéreos da Ásia.

DesafioKansai Airport (Ilha Artificial)Aeroporto Convencional (em Terra)
FundaçãoLeito marinho de argila mole (afundamento).Solo firme, menor complexidade.
Riscos NaturaisTerremotos, tufões e tsunamis.Terremotos (dependendo da região).
LogísticaConstrução no mar, transporte de materiais via balsa.Acesso terrestre, logística mais simples.

Construído em uma ilha artificial de 4 km, este aeroporto é a maravilha da engenharia que venceu o mar para se tornar um hub aéreo global

China assina com cidade do Rio de Janeiro e investe R$ 200 milhões em nova fabrica de tratores que promete redefinir o agronegócio

Com sua arquitetura futurista e 15 mil m², esta obra de Calatrava virou um ícone da revitalização do Rio e um convite a refletir sobre o amanhã

Com milhares de gotas minúsculas disparadas por segundo, é assim que a engenharia da sua impressora cria imagens perfeitas

Ferver cascas de limão e cravo: por que recomendam fazer isso e para que serve?

“O mercado já sabe que o fiscal não é sustentável”, afirma especialista

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.