O aplicativo Caixa Tem, uma iniciativa da Caixa Econômica Federal, permite aos cidadãos acessarem diversos serviços e benefícios sociais de maneira digital. Porém, para a utilização dessas ferramentas, é necessário primeiramente liberar o acesso no aplicativo. Este procedimento é obrigatório e garante que todos os recursos oferecidos fiquem disponíveis para o usuário. Ao passo que este parece ser um processo simples, algumas pessoas podem enfrentar dificuldades ou terem seus acessos bloqueados. Dessa forma, vamos explicar como proceder para liberar o acesso ao Caixa Tem, tanto para os usuários de primeira viagem como para aqueles que trocam de aparelho celular ou precisam liberar o acesso a múltiplos CPFs no mesmo dispositivo.
O Caixa Tem foi criado em 2020, no início da pandemia de Covid-19, inicialmente para facilitar o acesso ao auxílio emergencial. O app, em pouco tempo, beneficiou mais de 60 milhões de brasileiros afetados economicamente pelas restrições do isolamento social. Diante do expressivo número de pessoas que passaram a ter uma conta digital, o governo decidiu expandir o uso do aplicativo para outros pagamentos sociais e trabalhistas, como Bolsa Família, vale-gás, seguro-desemprego, FGTS e PIS. Todavia, por questões de segurança, a Caixa pode bloquear o acesso a esses serviços em determinadas situações.
Por que o acesso ao Caixa Tem pode ser bloqueado?

São vários os fatores que podem levar ao bloqueio do acesso ao Caixa Tem, desde suspeitas de fraude até irregularidades nos dados cadastrados. Os bloqueios também podem ocorrer quando há muitos CPFs cadastrados no mesmo aparelho celular (o máximo permitido é dois CPFs por dispositivo) ou quando não são cumpridos os termos de uso do aplicativo, como ultrapassar o limite de movimentação mensal da conta para quem não atualizou os dados da poupança (mais de R$5.000,00 por mês).
Como liberar o acesso no Caixa Tem pela primeira vez?
Para quem está acessando o Caixa Tem pela primeira vez, é comum que a conta esteja bloqueada. No primeiro acesso, portanto, o usuário deve:
- Abrir o App Caixa Tem e fazer login com o número do CPF e senha;
- Tocar na opção “Liberar acesso”;
- Apertar o botão “Toque aqui para realizar seu primeiro acesso”;
- Digitar o código de verificação, que é enviado por SMS para o celular cadastrado;
- Aguardar a análise de liberação pela Caixa.
Como liberar o acesso no aplicativo em um novo celular?
Ao trocar de aparelho celular, é necessário desvincular a conta do aparelho antigo e liberar o acesso no novo dispositivo. Este processo é um pouco mais demorado e deve ser feito em uma agência da Caixa Econômica Federal.
Como liberar o acesso para múltiplos CPFs no mesmo dispositivo no Caixa Tem?
Embora o Caixa Tem permita que sejam cadastrados até dois CPFs no mesmo dispositivo, para evitar erros é recomendado que apenas uma conta fique aberta no aplicativo. Para adicionar um novo CPF e liberar o acesso:
- Faça login com o novo CPF;
- Saia da conta do titular 1;
- E então, faça login com o titular 2.
Perguntas frequentes sobre o acesso ao Caixa Tem
A Caixa disponibiliza em seu site uma página com perguntas frequentes Caixa Tem, onde é possível encontrar informações detalhadas sobre o uso do aplicativo. Além disso, a instituição disponibiliza centrais de atendimento para esclarecer dúvidas e solucionar problemas dos usuários.
Finalmente, é fundamental seguir algumas recomendações para manter o acesso seguro ao Caixa Tem, como evitar o login de vários CPFs no mesmo celular, não ficar trocando a senha de acesso constantemente, manter o endereço de e-mail atualizado e nunca compartilhar a senha de acesso com outras pessoas.
















