As recentes declarações de Bill Gates, co-fundador da Microsoft e um dos maiores bilionários do mundo, vêm chamando atenção. Em seu blog, Gates enalteceu o Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil e o programa Bolsa Família, citando as diferenças socioeconômicas e a evolução na expectativa de vida e diminuição da mortalidade infantil.
O bilionário defende a ideia de que a ditadura militar tornou o Brasil “um dos países menos equitativos do mundo”. Ele destaca, contudo, a criação do SUS como o ponto de mudança. Desde então, a expectativa de vida aumentou e as mortes maternas, neonatais e de causas nutricionais reduziram, segundo dados do Instituto de Métricas de Saúde e Avaliação (IHME).
Qual Impacto do SUS e do Bolsa Família?

Gates credita ao SUS e ao Bolsa Família os avanços na saúde e na redução da pobreza no Brasil. Ele afirma que o investimento em saúde para as áreas mais carentes, sobretudo na periferia dos grandes centros, levou à diminuição da taxa de mortalidade infantil e elevou a cobertura de imunização a níveis quase universais.
Ele também elogia o Bolsa Família, que auxilia financeiramente famílias carentes com crianças na escola e em dia com os cuidados de saúde básicos. “É apenas um dos muitos programas sociais que o Brasil desenvolveu ao longo das últimas décadas que ajudaram a tirar quase um quinto da população do país da pobreza”, afirmou.
O Brasil como inspiração para outros países?
Apesar dos elogios, Gates faz uma ressalva: não significa que todos os países devem ou possam replicar exatamente a abordagem do Brasil, pois não há dois países iguais. Ele destaca, contudo, que com a combinação certa de investimento e inovação, o Brasil conseguiu grandes progressos para se tornar um lugar mais saudável para seu povo.
Segundo ele, se o Brasil mantiver o caminho e continuar fazendo o que já fez bem, e se outros países se inspirarem ou simplesmente trilharem seus próprios caminhos com o Brasil em mente, teremos um mundo mais saudável.
Para acompanhar mais conteúdos do Bill Gates você pode acessar o seu blog.












