Já estamos acostumados com a pergunta “CPF na nota?”. Essa pergunta é realizada em diversas ocasiões, seja na compra de um produto em uma farmácia ou supermercado, ou até mesmo um ingresso para o cinema. Mas afinal, quais são os benefícios de solicitar a nota fiscal com o número do CPF? Quais vantagens podemos ter ao fazer isso?

Como funciona na cidade do Rio?
A Prefeitura do Rio mantém o programa Nota Carioca e quem utiliza o CPF na nota nos serviços como cinemas, estacionamentos, cursos e escolas consegue descontos no pagamento do IPTU. Para isso, a cada mês de setembro os cidadãos devem acessar o portal Nota Carioca e inserir a inscrição do imóvel. Os créditos tem validade de dois anos. Não existem mais os sorteios de prêmios em dinheiro feitos para aqueles que aderem ao programa desde 2016, além de não haver mais a possibilidade de transferir os créditos para uma conta bancária.
Como conseguir desconto no IPTU em 2024?
Não mais. Quem direcionou os créditos durante o mês de setembro do ano passado conseguiu o desconto para esse ano. Mantendo o costume de sempre pedir CPF na nota, os consumidores conseguem acumular créditos e, em setembro, direcioná-los para o IPTU do ano seguinte.
Como funciona no RJ?
Com o apoio da Secretaria de Fazenda do Rio, Teresópolis e Niterói lançaram no ano passado um programa para incentivar o consumidor a pedir a nota na compra de produtos e serviços. Lá, quem solicita a inclusão do CPF no documento fiscal concorre a prêmios em dinheiro sorteados pela prefeitura.
Estabelecimentos podem exigir o CPF na nota?
Essa é uma prática completamente legal, porém não é obrigatório. O fornecimento do CPF é opcional, exceto em casos específicos como programas de fidelidade, que para participar exigem o registro do CPF.
Por que pedem o CPF?
Muitos estabelecimentos pedem o CPF para que os clientes possam aderir a programas de descontos ou promoções. O consumidor não é obrigado a fornecer tal informação, a menos que queira participar de algum desses programas.
Vantagens de colocar o CPF na nota fiscal
O consumidor pode garantir descontos, participar de promoções que exigem o registro de alguns dados e garantir trocas no futuro mesmo sem a nota.
Logo, receber a nota fiscal com o número do CPF pode trazer benefícios específicos para o consumidor. Portanto, essa prática pode ser vantajosa!