Aposentados e pensionistas aguardam ansiosos todo o ano pelo pagamento do 13º salário pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) – sempre um reforço importante no orçamento. Esse depósito costuma ser feito em duas parcelas e em 2023, a alegria veio mais cedo, com a antecipação do pagamento. Mas será que isso também acontecerá em 2024?
Muitos beneficiários já começam a questionar se a antecipação será mantida, criando grande expectativa em torno das decisões do INSS para este ano. Entenda aqui alguns dos principais pontos referentes ao 13º salário do INSS e como a antecipação pode afetar os beneficiários.
Quem tem direito ao 13º salário do INSS?

Nem todos os beneficiários do INSS têm direito a receber o 13º salário. Aqueles que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), por exemplo, não têm direito a este pagamento adicional, pois o BPC é caracterizado como um benefício assistencial e não contempla a concessão de abono anual.
A antecipação do pagamento do 13º salário foi adotada pela primeira vez em 2020, como uma das medidas para amenizar os efeitos econômicos da pandemia da Covid-19. O procedimento foi mantido em 2023, beneficiando 32,5 milhões de cidadãos, mas até o momento, ainda não foi definida a antecipação em 2024.
De qualquer forma, já está garantido que, em 2024, os aposentados e pensionistas receberão valores do 13º salário maiores, devido ao reajuste do salário mínimo no começo desse ano.
Datas de pagamento do INSS em fevereiro
Enquanto a decisão sobre a antecipação do 13º não é tomada, os beneficiários do INSS podem verificar a data de seus pagamentos previstos para o mês de fevereiro, de acordo com o final do número do cartão:
- Benefícios até 1 salário mínimo:
 - Número final do cartão 1: 23 de fevereiro;
 - Número final do cartão 2: 26 de fevereiro;
 - Número final do cartão 3: 27 de fevereiro;
 - Benefícios acima de 1 salário mínimo:
 - Finais 1 e 6: 1 de março;
 - Finais 2 e 7: 4 de março;
 - Finais 3 e 8: 5 de março;
 
Seja qual for a decisão sobre a antecipação do 13º salário do INSS, é importante que os beneficiários organizem suas finanças pessoais para aproveitar da melhor forma possível esse valor extra em seu orçamento.