O setor imobiliário tem sido destaque nos últimos meses com as movimentações de mercado, a expectativa de redução das taxas de juros e aumento na procura por fundos de investimentos imobiliários (FIIs). Nesse sentido, com a previsão que a Selic continuará a cair, a lucratividade dos FIIs deve continuar em alta, segundo especialistas.
A redução da taxa Selic diminui o atrativo da renda fixa, induzindo os investidores a buscarem ativos com maior risco, onde os FIIs se destacam. De acordo com dados do Banco Central, a Selic finalizou o ano de 2023 a 11,75% ao ano, com previsão de cair para 9% até o fim de 2024. Diante desse cenário, o Índice de Fundos Imobiliários (Ifix) apresentou uma alta expressiva de 4,25% no mês de dezembro.
Fundos Imobiliários recomendados para 2024

Um levantamento feito com nove corretoras, destacou o Fundo Imobiliário do BTG Pactual (BTLG11) com sete recomendações. Outros fundos que também chamaram atenção foram o Kinea Rendimentos (KNCR11) e o XP Malls (XPML11), sendo citados por cinco corretoras.
Entretanto, é relevante dizer que cada investidor deve fazer sua análise individual antes de tomar qualquer decisão de investimento. Isso porque, embora as expectativas para o setor sejam positivas, as condições do mercado podem mudar e cada fundo tem suas características específicas.
Pago imposto de renda por investir em Fundos Imobiliários?
Vale lembrar que além da alta rentabilidade, os fundos imobiliários também proporcionam benefícios fiscais, como a isenção do Imposto de Renda para pessoas físicas em certas condições. Portanto, eles podem ser uma boa opção para quem busca diversificar seus investimentos e aumentar o potencial de ganhos de sua carteira.
Diversificação de carteira
Os fundos imobiliários são regulamentados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e negociados na bolsa de valores, o que proporciona facilidade e transparência no momento de investir. Eles se assemelham a ações, porém seu desempenho está atrelado ao mercado imobiliário, o que pode garantir um rendimento superior ao de outras aplicações.
Deste modo, se você está procurando diversificar seus investimentos, considerar os fundos imobiliários pode ser uma estratégia interessante. Eles trazem a possibilidade de investir em grandes empreendimentos de forma simplificada e com pouco capital.
Além disso, os FIIs também são uma forma de ganhar com a valorização dos imóveis sem precisar comprar ou vender nenhuma propriedade. Quando os imóveis do fundo se valorizam, as cotas do FII na bolsa também podem ter seu valor aumentado, gerando ganhos para o cotista.
É fato que o setor imobiliário vem passando por um período positivo, o que justifica o atual otimismo em torno dos FIIs. Entretanto, é fundamental manter uma estratégia de investimento equilibrada e diversificada. Os FIIs podem ser uma excelente opção para quem busca rendimentos acima da média, mas é sempre importante analisar o cenário com cautela e contar com o auxílio de profissionais devidamente qualificados.
















