BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • Análises
  • ECONOMIA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • Análises
  • ECONOMIA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Com 13 km de extensão sobre o mar e um vão central de 72 metros de altura: a monumental obra da engenharia brasileira que uniu duas cidades e mudou para sempre a paisagem da Baía de Guanabara

Com 13 km de extensão sobre o mar, a Ponte Rio-Niterói não é apenas uma via, mas um monumento da engenharia brasileira. Inaugurada em 1974, a obra monumental uniu duas cidades e mudou para sempre a paisagem e a dinâmica da Baía de Guanabara.

Como a Ponte Rio-Niterói foi construída sobre o mar?

A construção foi um dos maiores desafios de engenharia da história do Brasil, envolvendo mais de 10 mil trabalhadores. A maior parte da estrutura foi erguida com vigas de concreto pré-moldadas, mas o trecho central exigiu uma solução ainda mais ousada para permitir a passagem de grandes navios.

A Ponte Presidente Costa e Silva, mais conhecida como Ponte Rio/Niterói, é a ponte mais longa do Hemisfério Sul. Ela cruza a Baía de Guanabara, no Estado do Rio de Janeiro, Brasil – Créditos: depositphotos.com / RenatoPMeireles

Para o Vão Central, foram trazidas da Inglaterra gigantescas seções de aço, que foram montadas em terra e depois içadas a mais de 70 metros de altura sobre o mar. Todo o projeto exigiu a cravação de mais de 100 pilares no fundo da baía, um trabalho complexo e perigoso.

Principais desafios da obra:

  • Cravação de fundações em solo marinho instável.

  • Içamento de estruturas de aço de milhares de toneladas.

    Leia Mais

    381 metros de altura, 102 andares e construído em tempo recorde de 410 dias: o icônico arranha-céu que foi o mais alto do mundo por 40 anos e se tornou o maior símbolo de Nova York no cinema

    Com 381 metros de altura, 102 andares e construído em tempo recorde de 410 dias: o icônico arranha-céu que foi o mais alto do mundo por 40 anos e se tornou o maior símbolo de Nova York no cinema

    16 de dezembro de 2025
    Cidade da Região Serrana do Rio, fundada há mais de 200 anos, tem forte influência da cultura alemã

    Cidade da Região Serrana do Rio, fundada há mais de 200 anos, tem forte influência da cultura alemã

    16 de dezembro de 2025
  • Trabalho em um ambiente com fortes ventos e marés.

Qual o impacto da ponte para a região metropolitana do Rio?

Antes da ponte, a travessia entre Rio de Janeiro e Niterói era feita por balsas, uma viagem que podia levar horas. A inauguração da via reduziu esse tempo para cerca de 15 minutos, integrando as duas cidades e impulsionando o desenvolvimento de Niterói e municípios vizinhos.

O impacto socioeconômico foi imenso, facilitando o deslocamento diário de centenas de milhares de pessoas e transformando a dinâmica imobiliária e comercial da região. Essa integração metropolitana é um fenômeno que pode ser analisado através de dados demográficos do IBGE.

Leia também: A engenharia genial que faz prédios balançarem para não desabar

Quais são os segredos de engenharia do Vão Central?

O Vão Central, com seus 72 metros de altura, é a alma da ponte. Ele é composto por uma estrutura de aço chamada “viga caixão”, que, apesar de parecer maciça, é oca por dentro. Esse design a torna leve e, ao mesmo tempo, extremamente resistente às forças do vento.

Para lidar com a dilatação do metal sob o sol forte do Rio de Janeiro, a ponte possui juntas de dilatação que permitem que a estrutura se expanda e contraia sem sofrer danos. A obra é um marco regulado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Como a ponte se compara com a travessia anterior?

A mudança foi revolucionária. A ponte não apenas encurtou o tempo de viagem, mas também aumentou drasticamente a capacidade de fluxo entre as cidades, substituindo um sistema de balsas limitado por uma via expressa de alta capacidade.

A comparação entre os dois sistemas de transporte revela a magnitude do avanço que a Ponte Rio-Niterói representou para a infraestrutura nacional, um salto de modernidade que redefiniu a logística da região.

CaracterísticaTravessia por Balsas (Antes de 1974)Ponte Rio-Niterói (Hoje)
Tempo Médio de Viagem1 a 2 horas (com filas)13 a 20 minutos
Capacidade DiáriaLimitada (milhares de veículos)Mais de 150.000 veículos
FuncionamentoDependente de condições climáticas24 horas por dia

Inovação exige previsibilidade, e o Brasil ainda não entrega

Com 381 metros de altura, 102 andares e construído em tempo recorde de 410 dias: o icônico arranha-céu que foi o mais alto do mundo por 40 anos e se tornou o maior símbolo de Nova York no cinema

Custando menos de R$ 114 mil e câmbio manual de 6 marchas, o novo sedã da Chevrolet chega com tudo fazendo 16,8 km/l

Com 13 km de extensão sobre o mar e um vão central de 72 metros de altura: a monumental obra da engenharia brasileira que uniu duas cidades e mudou para sempre a paisagem da Baía de Guanabara

Café Pace amplia proposta da marca Pace ao unir cafeteria e referências da cultura japonesa em São Paulo

Atrasos no INPI e falta de compensação em patentes seguem travando a inovação no Brasil

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • Análises
  • ECONOMIA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.