BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • Análises
  • ECONOMIA
No Result
View All Result
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • Análises
  • ECONOMIA
No Result
View All Result
BM&C NEWS
No Result
View All Result

Três meses de Lula da Silva

Marcus Vinícius de Freitasby Marcus Vinícius de Freitas
02/05/2023

Atravessamos um dos momentos mais interessantes da história, num processo de transição hegemônica entre grandes potências, com o declínio dos Estados Unidos – a candidatura de Joe Biden à reeleição pouco ajuda na mudança desta trajetória – e a ascensão da China – com sua política de Rejuvenescimento. A crise do Covid-19 e a Guerra na Ucrânia constituem, em conjunto, a disrupção histórica que marca o início do Século Asiático.

Neste processo, observarmos, de modo claro, que os países asiáticos, liderados pela China, souberam enfrentar positivamente a pandemia e atravessam, com relativa tranquilidade, a Guerra na Ucrânia. Apesar das inúmeras teorias conspiratórias, com o objetivo de criar um bode expiatório para esconder a ineficiência ou simplesmente difamar a China, ou ainda provocar um eventual conflito na questão da província de Taiwan, não há dúvida de que a transição do centro econômico e do poder global do Atlântico para o Pacífico se tornou irreversível.

Em que pese o rosário de reclamações e queixas de Washington quanto a Beijing, notamos a incapacidade da Casa Branca em reconhecer que a China está sendo culpada por justamente ter adquirido um nível de infraestrutura e competitividade que, de algum modo, a colocaram numa posição de superioridade competitiva. A iniciativa de Lula da Silva de aproximar-se da China e buscar incrementar o relacionamento bilateral é importante, afinal o governo anterior não pecou em absoluto pelo brilhantismo em sua Política Externa. No entanto, a grande dúvida é se, realmente, a administração atual compreende os ventos da mudança que vem ocorrendo no mundo.

A impressão é negativa e isso preocupa. Afinal, Lula da Silva, ao mesmo tempo que realiza movimentações positivas no sentido de reposicionar o Brasil globalmente, o faz de maneira atabalhoada, sem uma estratégia clara do que pretende alcançar. A indicação de Dilma Rousseff, por exemplo, à presidência do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) – a presidente que não gostava de Política Externa e que sofreu impeachment e que, não fosse uma geringonça criada pelo Ministro do Supremo Tribunal Federal que presidia o julgamento, não poderia, nas palavras do juiz, nem ser uma merendeira numa escola – indicam um certo descaso com uma instituição tão importante quanto o NBD na formulação da nova governança global.

Leia Mais

IATE que hospeda o presidente Lula na COP30.

Em meio à COP30, iate de Lula consome mais de 3,5 mil litros de diesel por dia

7 de novembro de 2025
Presidente Lula

Duas questões ideológicas que podem atrapalhar Lula em 2026

7 de novembro de 2025

Há mais de dez anos que a China se tornou o maior parceiro comercial do Brasil – aliás, não só do País, mas de cerca de 140 países e territórios no mundo. Tornou-se, também, um dos maiores investidores. É hora de o Brasil parar de tratar a China como mero comprador de produtos e commodities e sim como sócio efetivo nas relações internacionais e na construção da nova ordem mundial. O BRICS, neste sentido, oferece uma oportunidade única ao País, algo que o G7 jamais oferecerá ou pretenda incluir.

Ressalte-se, por fim, que contrariamente àquilo que o governo anterior apregoava, a China não é totalmente dependente do Brasil em matéria agrícola. O Presidente da China, Xi Jinping, recebe constantemente chefes de estado e governo, oferecendo produtos agrícolas, além dos Estados Unidos, que são um de nossos maiores concorrentes.

O Brasil também tem repetido a mesma estratégia equivocada relativa à sua entrada como membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, sabendo, antecipadamente, que a proposta do G-4 (Alemanha, Brasil, Índia e Japão) jamais conseguirá o apoio necessário para ser implementada em razão da dinâmica do funcionamento do próprio Conselho. Trata-se de uma perda de tempo e um equívoco, particularmente num momento em que o mundo precisa de novas ideias e ações efetivas para a transição na governança global e não num retorno a ideias que já se provaram infrutíferas no passado e que estão fadadas ao fracasso.

Na questão da Guerra na Ucrânia, Lula da Silva tem sido forçado a compreender que, em política externa, nem tudo que se pensa pode ser, de fato, revelado, principalmente quando se pretende posicionar o Brasil como possível mediador do conflito. Ele tem tropeçado na questão ucraniana, esquecendo-se de que, diferentemente da política local, na internacional o que se articula é levado em consideração, não em razão do indivíduo, mas do peso do Brasil que é, sem dúvida, um país importante no cenário global, mas que por falta de envergadura, preparo e intrepidez, sempre se apequena diplomaticamente diante de assuntos globais que requerem refino e compreensão. É necessário também recordar ao Presidente Lula da Silva que, por mais que lhe digam ser possível, é-lhe reduzidíssima a possibilidade de receber um Prêmio Nobel da Paz.

A ordem internacional será muito diferente nos próximos anos. O Brasil deveria tratar a China, doravante, como parceiro estratégico de maior relevância, modificar a natureza do relacionamento e elevar o patamar do relacionamento, inclusive acelerando um possível acordo comercial, buscando livrar-se das amarras do Mercosul, que precisa ser revertido a uma área de livre comércio e não um mercado comum. O Brasil deveria aderir à Nova Rota da Seda e buscar os investimentos imprescindíveis à infraestrutura que lhe garantam competitividade global.

Já erramos muito e com elevado custo. É importante entender a mudança dos ventos para elevarmos o País a um novo patamar de relevância global. Política Externa é assunto sério e planejamento e estratégia são elementos essenciais para se alcançar objetivos de longo prazo.

Enfim, ao celebrar seus três primeiros meses à frente da presidência da república, Lula da Silva teve muito pouco a comemorar em matéria de Política Externa. Ainda é possível mudar o rumo. Logrará? Eis a questão!

*Marcus Vinícius De Freitas é professor Visitante, China Foreign Affairs University

Vale a pena pagar tГѓВЈo caro?
Tags: Luiz Inácio Lula da Silvalulaopinião
336x280

Notícias

Black Friday na B3: veja as ações que estão em ‘promoção’ na Bolsa

Fórmula 1 em São Paulo: veja quanto ganham Hamilton e Bortoleto

STF forma maioria para manter condenação de Bolsonaro e aliados

Petrobras anuncia R$ 12 bilhões em dividendos; veja quem recebe

  • All
  • análise
BLACK FRIDAY
MERCADOS

Black Friday na B3: veja as ações que estão em ‘promoção’ na Bolsa

8 de novembro de 2025
Fotos: depositphotos.com / canno73 e depositphotos.com / demarco.alessio@gmail.com
Esporte

Fórmula 1 em São Paulo: veja quanto ganham Hamilton e Bortoleto

8 de novembro de 2025
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rota FÁCIL: reality show da BEE4 confirma nomes de peso do mercado

7 de novembro de 2025
Ibovespa opera en alta com bancos e exterior no radar
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ibovespa fecha a semana em alta e renova recorde histórico

7 de novembro de 2025

Leia Mais

Banco Central mira transparência nas fintechs e alerta para carga tributária

Banco Central mira transparência nas fintechs e alerta para carga tributária

by Redação BM&C News
8 de setembro de 2025
0

O Banco Central intensificou a vigilância sobre fintechs e operações de intermediação após episódios recentes que expuseram fragilidades fora do...

azul

Azul dispara com resultado operacional robusto em julho

by Rafael Lara
1 de setembro de 2025
0

As ações da Azul (AZUL4) tiveram um dos desempenhos mais expressivos do mercado nesta segunda-feira (1º de setembro de 2025)....

Analistas veem cautela dos investidores após interpretação de Dino sobre lei estrangeira

“Decisão de Dino no STF aumenta cautela de investidores”, dizem especialistas

by Redação BM&C News
20 de agosto de 2025
0

A recente decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), em relação à aplicação de leis estrangeiras no...

Curva dos Treasuries reflete incertezas sobre política monetária americana

O que a evolução dos Treasuries revela sobre juros e inflação nos EUA

by Redação BM&C News
19 de agosto de 2025
0

O comportamento dos Treasuries desde 2022 mostra como as taxas dos títulos do Tesouro americano acompanharam a política monetária do...

Unidade de mistura de minério de ferro em porto na China

Minério de Ferro dispara com expectativa de novos estímulos na China

by Lucas Tadeu
7 de outubro de 2024
0

O mercado de minério de ferro tem vivenciado uma alta expressiva nas últimas semanas, impulsionado por expectativas de estímulos econômicos...

Foto: MZ

Transformando dados em estratégia nas divulgações de resultados

by Redação BM&C News
2 de outubro de 2024
0

A narrativa no mercado de capitais é muito mais do que uma simples história; ela é o fio condutor que...

Notas de 100 reais | Fonte: Pexels

30 Anos Plano Real: Como a estabilidade econômica transformou o planejamento financeiro dos brasileiros

by Redação BM&C News
1 de outubro de 2024
0

Em 2024 celebramos os 30 anos do Plano Real, um divisor de águas na história econômica do Brasil. Antes da...

desemprego no Brasil

Como é que a taxa de emprego aumenta e o seguro-desemprego cresce?

by Aluizio Falcão Filho
30 de setembro de 2024
0

Certos dados macroeconômicos são difíceis de entender no Brasil. Um exemplo é a recente alta de juros em um cenário...

Estratégias de investimento e desafios dos fundos multimercados em 2024

by Lucas Tadeu
23 de setembro de 2024
0

Marcelo Bolzan, sócio da The Hill Capital, falou sobre sua trajetória e a importância de uma boa estratégia de alocação...

NГѓВєmero de apostadores no Brasil supera em 7 vezes o de investidores, aponta pesquisa do IBGE

O crescimento das apostas no Brasil e seus desafios econômicos

by Lucas Tadeu
16 de setembro de 2024
0

O mercado de apostas esportivas e jogos de azar no Brasil está crescendo exponencialmente. Em 2023, 22 milhões de brasileiros...

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • Análises
  • ECONOMIA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.