A vida útil de um celular diminui devido a um mecanismo de proteção do próprio dispositivo. Isso ocorre porque as baterias modernas têm uma ferramenta automática de segurança contra o excesso de carga, que faz com que a capacidade de entrada de energia diminua a partir dos 80% de carregamento. Quem explica esse fenômeno é Kim Rieffel, vice-presidente de Telecomunicações da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac).
Por isso, ao carregar um celular já com 80% de bateria, cria-se uma situação de “estresse” no dispositivo, pois ele estará recebendo carga enquanto tenta resistir a ela. Se isso acontecer frequentemente, a saúde da Bateria Do Celular é prejudicada e pode perder gradualmente sua capacidade, conforme o especialista. Na prática, isso faz com que demore mais para carregar e descarregue mais rápido.
Como Carregar Corretamente a Bateria Do Celular?

Nesse sentido, segundo Rieffel, o ideal é carregar a Bateria Do Celular apenas até os 80%, período em que o dispositivo carrega mais facilmente e “sofre” menos. “No dia a dia, para proteger a bateria, vale a pena trocar o carregamento durante a madrugada por cargas pontuais ao longo do dia”, orienta Rieffel.
Qual a Diferença de ‘Viciar’ Bateria Do Celular?
O conceito de “viciar” a Bateria Do Celular é mais drástico e ocorria com maior frequência com as baterias de gerações passadas, do tipo Níquel-Cádmio, largamente usadas nos celulares há cerca de 10 anos. “Nessa época, elas eram mais sensíveis ao carregamento e, com o excesso de carga, rapidamente começavam a ter um desempenho pior”, descreve o especialista.
As Baterias Atuais Também Viciam?
Hoje com a tecnologia, a maioria dos celulares utiliza baterias de íon de lítio, que são mais resistentes a esse tipo de exposição. Assim, falar que as novas baterias “viciam” seria um exagero, segundo Rieffel. Contudo, é essencial manter bons hábitos de carregamento para garantir a longevidade da bateria.
Dicas para Prolongar a Vida Útil da Bateria Do Celular
- Evite carregar o celular durante a noite: Prefira cargas curtas ao longo do dia.
- Mantenha o carregamento entre 20% e 80%: Isso reduz o estresse sobre a bateria.
- Desligue funções desnecessárias: Wi-Fi, Bluetooth, localização e brilho da tela consomem muita bateria.
- Use carregadores originais: Carregadores de baixa qualidade podem danificar a bateria.
- Atualize o software do seu dispositivo: Fatores de otimização podem melhorar a eficiência energética.
Com essas dicas, você pode garantir que a Bateria Do Celular tenha uma vida útil mais longa e com menos problemas, evitando estresses desnecessários e maximizando seu investimento em tecnologia.















