BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

ALERTA: Níveis de estresse em estudantes universitários estão altíssimos!

BMCNEWS Por BMCNEWS
23/09/2024
Em Saúde, ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Os estudantes universitários dos Estados Unidos estão mais estressados do que nunca, de acordo com um novo relatório. Esse estudo revelou um aumento acentuado nos casos de transtorno de estresse pós-traumático e transtorno de estresse agudo em todo o país.

ALERTA: Níveis de estresse em estudantes universitários estão altíssimos! | Reprodução: Freepik

O que revelou o estudo?

Realizado na Universidade do Alabama, nos Estados Unidos, o estudo se concentrou no período de 2017 a 2022. Os pesquisadores classificaram esse período como “um tempo marcado por crescentes fatores de estresse social e crises de saúde globais.”

Leia Mais

A jardinagem é uma das formas mais simples de transformar um ambiente sem grandes mudanças - Créditos: depositphotos.com / photo_story

Sem reforma: como o verde muda a cara da sua casa e melhora seu humor

4 de janeiro de 2026
Cidade do interior de SP, a 530 metros de altitude, é o berço de Santo Antônio de Sant'Anna Galvão

Cidade do interior de SP, a 530 metros de altitude, é o berço de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão

18 de dezembro de 2025

Os pesquisadores analisaram dados do estudo em andamento Healthy Minds, que acompanha a saúde mental de mais de 392 mil estudantes em 332 faculdades e universidades nos Estados Unidos. Cerca de 58% dos alunos analisados eram do sexo feminino.

Quais são os sintomas e impactos do Transtorno de Estresse Pós-Traumático?

Os dados mostraram que, durante o período do estudo, 19.349 (4,9%) dos estudantes foram diagnosticados com transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), enquanto 1.814 (0,5%) receberam diagnóstico de transtorno de estresse agudo. As taxas de TEPT aumentaram de 3,4% dos participantes em 2017-2018 para 7,5% em 2021-2022, e os transtornos de estresse agudo aumentaram de 0,2% para 0,7% no mesmo período.

O que pode estar por trás desse aumento no estresse?

Embora o estudo não tenha sido projetado para detectar os principais impulsionadores dessas tendências, os pesquisadores destacaram os crescentes desafios de saúde mental entre os estudantes universitários. Isso é consistente com pesquisas recentes que relatam um aumento nos diagnósticos psiquiátricos.

  • Pressão acadêmica: A competição acirrada por boas notas, a busca por estágios e a pressão para se destacar em um mercado de trabalho cada vez mais exigente podem gerar um estresse significativo.
  • Saúde mental: A pandemia da COVID-19 intensificou problemas de saúde mental preexistentes e gerou novos desafios, como isolamento social e incerteza sobre o futuro.
  • Questões financeiras: O aumento das mensalidades, a dificuldade em encontrar empregos e a dívida estudantil são fatores que contribuem para o estresse financeiro e emocional dos estudantes.
  • Questões sociais e políticas: Eventos como eleições, movimentos sociais e questões de justiça social podem gerar ansiedade e estresse nos estudantes, especialmente aqueles que se identificam com grupos minoritários.

Consequências do alto nível de estresse:

  • Dificuldade de aprendizado: O estresse pode prejudicar a concentração, a memória e a capacidade de tomar decisões, afetando o desempenho acadêmico.
  • Problemas de saúde física: O estresse crônico pode levar a problemas de saúde como insônia, dores de cabeça,problemas gastrointestinais e um sistema imunológico enfraquecido.
  • Problemas de saúde mental: O estresse pode desencadear ou agravar problemas de saúde mental como ansiedade,depressão e transtorno do pânico.
  • Uso de substâncias: Alguns estudantes podem buscar alívio para o estresse através do uso de álcool, drogas ou outras substâncias.

Como os fatores externos contribuem para o estresse universitário?

Pesquisadores especulam que as perdas relacionadas à pandemia, como a morte de entes queridos, tiroteios no campus e o trauma racial dentro e fora do campus, poderiam ser fatores contribuintes para esse aumento no estresse.

O panorama pintado por essa pesquisa é preocupante e destaca a necessidade urgente de medidas efetivas para lidar com a crise de saúde mental nas universidades. A saúde mental dos estudantes deve ser uma prioridade, pois afeta não apenas seu desempenho acadêmico, mas também sua qualidade de vida e bem-estar geral.

Fontes:

  • JAMA Network Open: https://jamanetwork.com/journals/jamanetworkopen/fullarticle/2819206

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

  • Belo Horizonte amplia vacinação contra a dengue! Saiba mais

Com uma área de 15 quilômetros quadrados e suas famosas redes na água, a lagoa virou o oásis de relaxamento de Jericoacoara

Milhares de laranjas são espremidas em minutos para virar suco: a jornada da fruta até a sua mesa

Esqueça os produtos caros: veja como limpar janelas emperradas usando apenas vinagre

O jardim do gigante: a cidade mineira cercada por paredões de pedra que parecem ter sido cortados à mão

80 metros quadrados, um projeto moderno com resistência ao calor e frio, lareira central, sendo perfeito para viver com tranquilidade

Com impressionantes 60 metros de profundidade, a estrutura abriga uma cidade submersa e é a piscina mais profunda do planeta

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.