BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • Análises
  • ECONOMIA
    • INVESTIMENTOS E FINANÇAS
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • Análises
  • ECONOMIA
    • INVESTIMENTOS E FINANÇAS
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Tecnologia, terceiro setor e turismo em debate no Money Report

Redação BM&C NewsPor Redação BM&C News
05/09/2025

O programa Money Report reuniu três lideranças de mundos distintos, mas com um ponto em comum, o crescimento com disciplina e inovação. Participaram Fábio Freire (CEO da FindUp), Wellington Vitorino (presidente do Instituto FOR) e Fabio Godinho (CEO da CVC Corp), em uma conversa que percorreu pivotagens estratégicas, monetização de tecnologia e modelos de negócio sustentáveis. Além disso, o debate destacou como decisões de produto, canais e capital moldam resultados em ambientes competitivos.

Nesse sentido, a FindUp explicou sua virada de B2C para B2B; o Instituto FOR detalhou o caminho para reduzir dependência de doações com receita própria; e a CVC mostrou como a omnicanalidade elevou conversão e viabilizou expansão de lojas com menor capex. Por outro lado, os três concordaram num ponto, a tecnologia deixou de ser suporte e tornou-se motor de receita, eficiência e relacionamento.

Como a FindUp transformou dor operacional em produto de escala?

Fábio Freire relatou que a ideia da FindUp nasceu de um problema recorrente de campo em 2014, a baixa confiabilidade no atendimento técnico e a necessidade de visibilidade em tempo real. A solução evoluiu para uma plataforma “Uber da TI”, que começou B2C, mas logo migrou para B2B por custo de aquisição elevado no consumidor final. Além disso, a virada se confirmou ao fechar, em 2016, a Calvin Klein como cliente, uma prova de conceito que revelou churn quase zero quando o serviço resolve a dor do varejo capilarizado.

Enquanto isso, a companhia investiu em IA para reduzir chamados: análise de sentimento durante o contato, roteamento inteligente e indicadores preditivos para antecipar falhas (por exemplo, e-mail corporativo prestes a cair). O objetivo é inverter o incentivo setorial: ganhar valor não por número de tickets, mas por uptime e predição. Nesse sentido, a lógica é clara, se a base está estável e produtiva, o negócio do cliente performa melhor.

Instituto FOR: é possível escalar impacto com receita própria?

Wellington Vitorino descreveu a “pivotagem” do Instituto FOR rumo à sustentabilidade financeira. O plano definiu metas plurianuais de receita própria e criação de produtos/serviços corporativos de formação de lideranças, preservando o core: seleção rigorosa e impacto público-privado. Além disso, o FOR desenvolveu trilhas para empresas como McDonald’s e Bemol, e integra iniciativas como o Mover, formando centenas de profissionais ao ano e mantendo programas como PR Líder, Pocket (em 20 estados) e trilhas para preparar pessoas pretas, pardas e indígenas para estudar no exterior.

Por outro lado, a governança combina conselho com metas de escala e redes de alto nível. O instituto hoje fatura entre R$ 7 milhões e R$ 10 milhões ao ano, paga impostos quando atua em educação corporativa e reinveste em suas frentes de impacto. Enquanto isso, Vitorino pesquisa no MIT soluções para produção de alimentos em terras degradadas (cerca de 338 mil km² no Brasil) e integra energia/tecnologia (como solar e fish farming), uma tese para um novo negócio global com foco em segurança alimentar.

Leia Mais

Créditos: depositphotos.com / WrightStudio

Brasil e China avançam na integração financeira com listagem do Ibovespa em bolsas chinesas

28 de outubro de 2025
BUY SP, evento promovido pela APEX

Apex promove o BUY SP e reforça São Paulo como ponte entre o capital regional e global

28 de outubro de 2025

Tecnologia e digital na CVC

Fabio Godinho apresentou a transformação da CVC após seu retorno em 2023, construção de um modelo omnicanal (o “figital”) em parceria tecnológica, no qual o cliente inicia a jornada no digital e fecha com consultoria confiável, muitas vezes via WhatsApp da loja. Além disso, a empresa integrou funil, SLA e CRM, aplicou tecnologia de IA para apoiar vendedores e organizou a gestão por loja, estado e produto.

Nesse sentido, o 56% das vendas das lojas já ocorre por canal digital (trimestre recente), sem depender de “walk-in”. Por outro lado, a assistência humana permanece central, pois viagens familiares têm alto tíquete, planejamento médio de quatro meses e inúmeras mudanças de rota até o embarque.

Além disso, os casos convergem em três alavancas, foco no problema real do cliente, disciplina de capital e tecnologia como geradora de receita. Por outro lado, todos assumem que a execução, seja via IA preditiva, formação corporativa em escala ou orquestração omnicanal, exige governança, métricas e resiliência a choques (de ciclos de VC a pandemias).

Como transformar tecnologia de “centro de custo” em “centro de receita”?

Enquanto isso, os entrevistados reforçam que o CIO precisa agir como executivo de negócios, definir prioridades orientadas a valor, medir impacto no NPS, uptime, conversão e caixa, e ajustar o portfólio continuamente. Em última análise, a mensagem é pragmática: quando produto, canal e capital se alinham, a inovação sai do discurso e aparece no EBITDA, na geração de caixa e no crescimento sustentável.

Por fim, a FindUp segue ampliando predição para reduzir chamados; o Instituto FOR continua escalando receitas próprias para financiar impacto público; e a CVC avança no “figital” com IA e expansão capilar. Além disso, a agenda de pesquisa e empreendedorismo em alimentos e energia indica que a fronteira competitiva passa por integrar tecnologia a setores essenciais, com impacto econômico e social mensurável.

Tecnologia, terceiro setor e turismo em debate no Money Report

Money Report: FindUp, Instituto FOR e CVC debatem inovação e crescimento. Foto: Reprodução/BM&C News.

336x280

Notícias

Brasil e China avançam na integração financeira com listagem do Ibovespa em bolsas chinesas

Nubank ultrapassa Petrobras e se torna a empresa mais valiosa do Brasil

Itaú, Bradesco, Santander e BB: o que esperar dos grandes bancos

De olho no cenário corporativo: 3tentos, Neoenergia, Oncoclínicas e mais

  • All
  • análise
Créditos: depositphotos.com / WrightStudio
INVESTIMENTOS E FINANÇAS

Brasil e China avançam na integração financeira com listagem do Ibovespa em bolsas chinesas

28 de outubro de 2025
BUY SP, evento promovido pela APEX
INVESTIMENTOS E FINANÇAS

Apex promove o BUY SP e reforça São Paulo como ponte entre o capital regional e global

28 de outubro de 2025
NUBANK
EMPRESAS E NEGÓCIOS

Nubank ultrapassa Petrobras e se torna a empresa mais valiosa do Brasil

28 de outubro de 2025
Inovação

Ataques digitais motivam escritórios de advocacia a criar frentes contra crimes cibernéticos

28 de outubro de 2025

Leia Mais

Banco Central mira transparência nas fintechs e alerta para carga tributária

Banco Central mira transparência nas fintechs e alerta para carga tributária

Por Redação BM&C News
8 de setembro de 2025
0

O Banco Central intensificou a vigilância sobre fintechs e operações de intermediação após episódios recentes que expuseram fragilidades fora do...

azul

Azul dispara com resultado operacional robusto em julho

Por Rafael Lara
1 de setembro de 2025
0

As ações da Azul (AZUL4) tiveram um dos desempenhos mais expressivos do mercado nesta segunda-feira (1º de setembro de 2025)....

Analistas veem cautela dos investidores após interpretação de Dino sobre lei estrangeira

“Decisão de Dino no STF aumenta cautela de investidores”, dizem especialistas

Por Redação BM&C News
20 de agosto de 2025
0

A recente decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), em relação à aplicação de leis estrangeiras no...

Curva dos Treasuries reflete incertezas sobre política monetária americana

O que a evolução dos Treasuries revela sobre juros e inflação nos EUA

Por Redação BM&C News
19 de agosto de 2025
0

O comportamento dos Treasuries desde 2022 mostra como as taxas dos títulos do Tesouro americano acompanharam a política monetária do...

Unidade de mistura de minério de ferro em porto na China

Minério de Ferro dispara com expectativa de novos estímulos na China

Por Lucas Tadeu
7 de outubro de 2024
0

O mercado de minério de ferro tem vivenciado uma alta expressiva nas últimas semanas, impulsionado por expectativas de estímulos econômicos...

Foto: MZ

Transformando dados em estratégia nas divulgações de resultados

Por Redação BM&C News
2 de outubro de 2024
0

A narrativa no mercado de capitais é muito mais do que uma simples história; ela é o fio condutor que...

Notas de 100 reais | Fonte: Pexels

30 Anos Plano Real: Como a estabilidade econômica transformou o planejamento financeiro dos brasileiros

Por Redação BM&C News
1 de outubro de 2024
0

Em 2024 celebramos os 30 anos do Plano Real, um divisor de águas na história econômica do Brasil. Antes da...

desemprego no Brasil

Como é que a taxa de emprego aumenta e o seguro-desemprego cresce?

Por Aluizio Falcão Filho
30 de setembro de 2024
0

Certos dados macroeconômicos são difíceis de entender no Brasil. Um exemplo é a recente alta de juros em um cenário...

Estratégias de investimento e desafios dos fundos multimercados em 2024

Por Lucas Tadeu
23 de setembro de 2024
0

Marcelo Bolzan, sócio da The Hill Capital, falou sobre sua trajetória e a importância de uma boa estratégia de alocação...

NГѓВєmero de apostadores no Brasil supera em 7 vezes o de investidores, aponta pesquisa do IBGE

O crescimento das apostas no Brasil e seus desafios econômicos

Por Lucas Tadeu
16 de setembro de 2024
0

O mercado de apostas esportivas e jogos de azar no Brasil está crescendo exponencialmente. Em 2023, 22 milhões de brasileiros...

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • Análises
  • ECONOMIA
    • INVESTIMENTOS E FINANÇAS

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.