Em coletiva para falar sobre o preço dos combustíveis, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse nesta terça-feira (5) que não é o ICMS que provoca o aumento no preço dos combustíveis.
“Nós nunca dissemos que é o ICMS que starta o aumento do combustível. O problema que estamos analisando é que o ICMS é um “primo malvado” dos aumentos do petróleo e do dólar”, ressaltou.
Durante a coletiva, Lira voltou a defender o modelo de ICMS sobre a média de preços dos últimos dois anos.
Ele disse ainda que o governo trabalha a possibilidade de construir um fundo regulador. De acordo com Lira, a mudança poderia reduzir o preço da gasolina em 8%, do etanol em 7% e do diesel em 3,7%.
Veja mais:
- CCR arremata Aeroporto da Pampulha em leilão por R$ 34 mi e ágio de 245,29%
- Grandes bancos sobem em dia de baixa líquidez no Ibovespa
“Estamos trabalhando com a hipótese de se construir um fundo regulador. Todas as projeções foram tratadas ontem com os líderes”, disse Lira.
Segundo o presidente da Câmara, o governo ainda não chegou a um modelo para abastecimento de recursos para o fundo.
Lira ainda ressaltou que não está trabalhando contra os governos estaduais. “Não vejo nenhum Estado com dificuldade hoje, que não possa suportar esse ajuste momentâneo”, disse.
De acordo com Lira, após reuniões com líderes da base ontem e da oposição hoje, já há acordo na Câmara para votar o texto na próxima quarta-feira (13).
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.