BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Hugo Motta acelera votação do Marco Legal de Combate ao Crime Organizado

Renata Nunes Por Renata Nunes
17/11/2025
Em POLÍTICA

A Câmara dos Deputados deve votar nesta terça-feira (18) o projeto que estabelece o chamado Marco Legal de Combate ao Crime Organizado, iniciativa conduzida pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB). A proposta será analisada como pauta única, apesar da falta de consenso entre governistas, oposição e parte dos parlamentares do centro.

Motta afirmou que a votação atende ao objetivo de reforçar a legislação sobre segurança pública. “Segurança pública exige firmeza, mas também garantias e eficiência institucional. Por isso, inseri na pauta de amanhã e a Câmara dos Deputados vai votar o Marco Legal de Combate ao Crime Organizado”, disse.

Segundo o deputado, o texto representa a “resposta mais dura da história do Parlamento no enfrentamento ao crime organizado”. O presidente da Câmara destacou ainda que a proposta aumenta as penas para integrantes de facções, cria bancos nacional e estaduais de dados e estabelece regras mais rígidas para dificultar a volta de criminosos às ruas.

Disputas entre partidos atrasam entendimento sobre combate ao Crime Organizado

A relatoria do projeto está a cargo do deputado Guilherme Derrite (PP-SP), que deixou temporariamente o comando da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo para assumir a função. Derrite já apresentou quatro versões do parecer e não descarta a entrega de um quinto relatório.

O PL, partido de oposição ao governo Lula, tende a apoiar o texto, mas tenta ampliar o escopo do projeto com duas mudanças:

  • equiparação dos atos de facções ao crime de terrorismo;
  • proibição de audiências de custódia para membros de facções presos em flagrante.

Para o líder do PL, Sóstenes Cavalcante (RJ), seria necessário postergar a votação. Ele defende que “o ideal seria deixar a análise do texto para dezembro, para que mais discussões sobre a proposta sejam realizadas”.

Na base governista, o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (PT-RJ), disse que a nova versão do relatório reduz instrumentos de combate financeiro às organizações criminosas ao “desmontar a política de descapitalização das facções” que constava no texto original enviado pelo Executivo.

Segundo ele, a retirada de medidas cautelares especiais enfraquece o papel da Receita Federal na atuação contra o crime organizado.

Mudanças no texto: bens apreendidos, definição de facção e nova legislação

A versão mais recente do parecer introduz uma definição de “facção criminosa”, mas sem criar um tipo penal específico para essa conduta, como desejava o governo.

O texto define facção como:

Leia Mais

Saúde mental na economia

O custo invisível que já pesa no PIB do Brasil

31 de janeiro de 2026
DEPOIMENTOS DO CASO DO BANCO MASTER

Caso Banco Master: depoimentos revelam créditos inexistentes e falhas no BRB

30 de janeiro de 2026

“Toda organização criminosa ultraviolenta, milícia privada ou grupo paramilitar, que visa ao controle de territórios ou de atividades econômicas, mediante o uso de violência, coação, ameaça ou outro meio intimidatório.”

O relator também decidiu propor a criação de uma nova lei autônoma para o combate ao crime organizado, em vez de alterar a legislação já existente. A decisão gerou críticas do governo, que vê riscos na sobreposição de normas.

Outro ponto sensível é a destinação dos bens apreendidos. Na versão atual, quando a investigação for conduzida pela Polícia Federal, os recursos irão para o FUNAPOL, fundo destinado ao aparelhamento das atividades da corporação, pedido feito pelo governo e acolhido por Derrite. Na versão anterior, os bens eram destinados integralmente aos estados e ao Distrito Federal.

Além disso, o relatório estabelece que os bens serão destinados ao ente onde tramita a ação penal relacionada ao crime.

Apoio no STF e articulação política contra o crime organizado

Hugo Motta afirmou que o trabalho de Derrite tem sido observado “com bons olhos” pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes, que atua como relator da ADPF das Favelas, processo que discute a atuação policial no Rio de Janeiro.

“Ele [Moraes] vê com bons olhos o trabalho que o deputado Derrite tem realizado. Um trabalho de endurecimento de penas, de poder, de certa forma, modernizar a nossa legislação”, afirmou.

Segundo Motta, Moraes tem colocado a segurança pública como “prioridade”, tema debatido também com o presidente da Corte, Edson Fachin, especialmente considerando a futura presidência de Moraes no tribunal.

O presidente da Câmara disse ainda que o relator tem dialogado com ministros do governo e autoridades federais. “Amanhã será o dia de votação dessa matéria no plenário da Câmara e cada partido poderá fazer a sua análise sobre apoiar ou não esse projeto.”

Devedor contumaz volta ao radar da Câmara

Hugo Motta também citou outro projeto relacionado ao combate ao crime organizado: o que endurece regras contra devedores contumazes e práticas de sonegação fiscal. A Câmara aprovou o regime de urgência da proposta no fim de outubro, e o Senado já analisou o tema. Segundo Motta, a relatoria deve ser definida nos próximos dias. “Essa matéria não é um assunto só de governo ou de oposição, é um assunto da sociedade”, afirmou.

Agenda econômica da semana: juros na Europa e payroll nos EUA dominam o radar

Maior ponte da América Latina com 12km sob o mar que liga Salvador a Itaparica obra histórica destravada pela China

Túnel gigante de 10 km fura montanhas, corta 4,5 horas de viagem nas Américas e liga Medellín ao Caribe

Iluminar com estilo sem estourar o orçamento é possível, mas o segredo está na escolha certa para cada canto da casa

Com soluções inteligentes e estilo discreto, essa casa pequena transforma pouco espaço em muito conforto

O mistério do astronauta perdido na Guerra Fria ainda intriga com voos secretos e fotos apagadas da história

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.