BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • Análises
  • ECONOMIA
    • INVESTIMENTOS E FINANÇAS
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • Análises
  • ECONOMIA
    • INVESTIMENTOS E FINANÇAS
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Vale a pena pagar tão caro?

O Brasil é um país com enorme potencial de crescimento. Tem uma população relativamente jovem, abundância de recursos naturais, é uma potência agrícola

Marcus Vinícius de FreitasPor Marcus Vinícius de Freitas
18/04/2024

O Brasil é um país com enorme potencial de crescimento. Tem uma população relativamente jovem, abundância de recursos naturais, é uma potência agrícola e apresenta uma série de fatores positivos que a maior parte das nações do mundo invejam: vasto território arável, clima favorável, abundância de água, e isolamento geográfico que lhe permite não ter de imiscuir-se em problemas geopolíticos.

O País está numa região pacífica do mundo, com uma vizinhança que, infelizmente, por má gestão, tem ficado sujeita às dificuldades geradas pelo crescimento do poder paralelo, representado pelo narcotráfico e crime organizado. A América do Sul, no entanto, representa uma larga porção do território global, abundante em recursos e com menor densidade populacional que outros continentes.

A despeito destas possibilidades, o continente, à exceção do Chile, tem ficado muito aquém de suas possibilidades. E a questão recente na Venezuela quanto à invasão da Guiana, por sorte, nada mais é do que uma tentativa de Nicolas Maduro para fortalecer-se no poder para o período eleitoral que se aproxima. 

O Brasil que por tamanho e recursos deveria ter um papel importante na liderança regional, particularmente como locomotiva econômica, por sua gestão administrativa de baixa competência e falta de visão ao longo de décadas, tampouco logra avançar o desenvolvimento regional. Para piorar, criou uma série de impeditivos para seu avanço econômico e social. Há décadas em que os investimentos em infraestrutura estão aquém das necessidades. Um país que pretende ser uma potência alimentar corre o risco de, em breve, destruir a sua competitividade por causa da ausência de armazenamento suficiente ou uma infraestrutura decente para escoar a sua produção. 

O País, historicamente, aposta na moeda desvalorizada como forma de manter sua competitividade internacional. Com isto, torna o produto importado praticamente inviável de ser adquirido. Se houvesse uma política industrial para promoção do crescimento da indústria nacional que repusesse os produtos com igual qualidade e competitividade internacionalmente até faria sentido.

Mas, como toda política econômica capenga, o consumidor brasileiro é praticamente extorquido e obrigado a ficar sem ou a utilizar um similar de qualidade duvidável. Todo e qualquer produto importado tende a ser caríssimo, em razão do câmbio desvalorizado e de uma tributação escorchante que beneficia a poucos setores da economia.  

Convencionou-se, ainda, no País algumas barbaridades: a população não deve ter carros. O preço elevadíssimo dos veículos se baseia na premissa de que o transporte individual deve ser evitado. No entanto, como mais uma política capenga, o transporte público brasileiro é extremamente deficitário, insuficiente e desconfortável, além de não atingir a plenitude do território.

Os veículos são caríssimos e o País não melhora a infraestrutura e cria custos elevadíssimos de combustível, porque as cidades têm péssimo planejamento. Ao invés de se criarem viadutos e estradas – que gerariam novos empregos, crescimento e melhorias tecnológicas e de fluxo – a discussão é sobre a redução das vias públicas. Na Ásia, onde viadutos se sobrepõem como forma de acelerar a movimentação da população, o crescimento econômico se faz com políticas de melhor infraestrutura e desenvolvimento industrial. 

Os chineses afirmam: construa uma estrada e fique rico. A ideia por trás deste conceito é que a infraestrutura é, sempre, o elemento condutor do processo de enriquecimento de uma sociedade. Um país que tem excelente infraestrutura consegue melhores resultados na competitividade internacional, além de ser capaz de elevar substancialmente os níveis de produtividade. O estado é fundamental neste processo. 

A questão da educação também precisa ser revista. Ao invés de melhorarmos as escolas públicas, vemos propostas no sentido de reduzir, ainda mais, a sua capacidade de gestão e de recursos. É função dos pais assegurar a melhor qualidade possível na escola que os filhos frequentam. Ressalte-se que, atualmente, muitas escolas se transformaram num depósito de crianças e jovens malcriados, cuja falha na educação por parte dos progenitores poderá jamais ser sanada por qualquer professor, por melhor que seja a sua intenção ou maior a sua competência.

Aliás, toda e qualquer reforma no ensino no Brasil que não tratar especificamente do aumento do salário dos profissionais docentes estará fadada ao fracasso. Aos professores se entregam os cérebros de crianças e jovens para formatar a construção de uma sociedade melhor. Como é possível querer que estes bastiões tão importantes da sociedade sejam subvalorizados ou mal remunerados? Este é, sem dúvida, o maior de todos os erros da sociedade contemporânea. Ressalte-se: mesmo que o ensino privado seja de ponta, o País somente evolui quando as escolas públicas – nos três níveis – têm elevada capacidade de gerar e gerir talentos, remuneração e perspectivas de carreira para os docentes. 

Leia Mais

Fábrica Gerdau

Lucro da Gerdau avança: valuation atrativo e margens resilientes

31 de outubro de 2025
Agência do Bradesco

Bradesco lucra R$ 6,2 bi: “mercado deve reagir com cautela”, avalia estrategista

30 de outubro de 2025

Criamos, ademais, um sistema implacável quanto aos idosos. Cidades totalmente inseguras nos levaram a construir prédios com um plantel enorme de empregados. O custo elevadíssimo dos condomínios – e todas as despesas elevadas cobradas mensalmente –, associados aos elevados custos da saúde na terceira idade, levam muitos idosos ao suicídio, principalmente quando perdem a única propriedade que possuem por falta de pagamento das taxas condominiais.

A cultura do medo, instituída por alguns problemas vespertinos de televisão e a total ausência do estado em prestar a sua função mais básica que é a da segurança pública, aumentam a depressão natural inerente ao ocaso da existência, além de aumentar o sentimento de pânico pelo medo imposto pela criminalidade. 

É hora de parar de repensar o País e questionarmos: vale a pena pagar tão caro para ser brasileiro?

*Marcus Vinícius De Freitas é professor visitante da China Foreign Affairs University e senior fellow da Policy Center for the New South


As opiniões transmitidas pelos nossos colunistas são de responsabilidade do autor e não refletem, necessariamente, a opinião da BM&C News.

Vale a pena pagar tГѓВЈo caro?
Tags: BMC4nelogica
336x280

Notícias

Ibovespa fecha outubro em alta mensal de 2,26% e se aproxima dos 150 mil

Vale vai distribuir dividendos extras? Resultado reforça expectativa do mercado

Apple e Amazon superam projeções e reforçam solidez entre big techs

Marcopolo, Irani, Vale e Vivo: as empresas para deixar no radar nesta sexta

  • All
  • análise
Euforia nos mercados: em dia de Super Quarta, Ibovespa atinge máxima histórica
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ibovespa fecha outubro em alta mensal de 2,26% e se aproxima dos 150 mil

31 de outubro de 2025
Ibovespa opera en alta com bancos e exterior no radar
MERCADOS

Ibovespa fecha acima dos 149 mil pontos pela 1ª vez

31 de outubro de 2025
Créditos: depositphotos.com / ronniechua
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

R$ 20 bilhões: Brasil reúne 68,9% das Edtechs da América Latina

31 de outubro de 2025
vale resultado balanço
EMPRESAS E NEGÓCIOS

Vale vai distribuir dividendos extras? Resultado reforça expectativa do mercado

31 de outubro de 2025

Leia Mais

Banco Central mira transparência nas fintechs e alerta para carga tributária

Banco Central mira transparência nas fintechs e alerta para carga tributária

Por Redação BM&C News
8 de setembro de 2025
0

O Banco Central intensificou a vigilância sobre fintechs e operações de intermediação após episódios recentes que expuseram fragilidades fora do...

azul

Azul dispara com resultado operacional robusto em julho

Por Rafael Lara
1 de setembro de 2025
0

As ações da Azul (AZUL4) tiveram um dos desempenhos mais expressivos do mercado nesta segunda-feira (1º de setembro de 2025)....

Analistas veem cautela dos investidores após interpretação de Dino sobre lei estrangeira

“Decisão de Dino no STF aumenta cautela de investidores”, dizem especialistas

Por Redação BM&C News
20 de agosto de 2025
0

A recente decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), em relação à aplicação de leis estrangeiras no...

Curva dos Treasuries reflete incertezas sobre política monetária americana

O que a evolução dos Treasuries revela sobre juros e inflação nos EUA

Por Redação BM&C News
19 de agosto de 2025
0

O comportamento dos Treasuries desde 2022 mostra como as taxas dos títulos do Tesouro americano acompanharam a política monetária do...

Unidade de mistura de minério de ferro em porto na China

Minério de Ferro dispara com expectativa de novos estímulos na China

Por Lucas Tadeu
7 de outubro de 2024
0

O mercado de minério de ferro tem vivenciado uma alta expressiva nas últimas semanas, impulsionado por expectativas de estímulos econômicos...

Foto: MZ

Transformando dados em estratégia nas divulgações de resultados

Por Redação BM&C News
2 de outubro de 2024
0

A narrativa no mercado de capitais é muito mais do que uma simples história; ela é o fio condutor que...

Notas de 100 reais | Fonte: Pexels

30 Anos Plano Real: Como a estabilidade econômica transformou o planejamento financeiro dos brasileiros

Por Redação BM&C News
1 de outubro de 2024
0

Em 2024 celebramos os 30 anos do Plano Real, um divisor de águas na história econômica do Brasil. Antes da...

desemprego no Brasil

Como é que a taxa de emprego aumenta e o seguro-desemprego cresce?

Por Aluizio Falcão Filho
30 de setembro de 2024
0

Certos dados macroeconômicos são difíceis de entender no Brasil. Um exemplo é a recente alta de juros em um cenário...

Estratégias de investimento e desafios dos fundos multimercados em 2024

Por Lucas Tadeu
23 de setembro de 2024
0

Marcelo Bolzan, sócio da The Hill Capital, falou sobre sua trajetória e a importância de uma boa estratégia de alocação...

NГѓВєmero de apostadores no Brasil supera em 7 vezes o de investidores, aponta pesquisa do IBGE

O crescimento das apostas no Brasil e seus desafios econômicos

Por Lucas Tadeu
16 de setembro de 2024
0

O mercado de apostas esportivas e jogos de azar no Brasil está crescendo exponencialmente. Em 2023, 22 milhões de brasileiros...

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • Análises
  • ECONOMIA
    • INVESTIMENTOS E FINANÇAS

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.