BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Um mercado que não acredita no governo

A pesquisa Genial Quaest, publicada nesta semana, mostra que boa parte do mercado financeiro não acredita no governo de Luiz Inácio Lula da Silva

Aluizio Falcão Filho Por Aluizio Falcão Filho
23/11/2023
Em OPINIÃO

A pesquisa Genial Quaest, publicada nesta semana, mostra que boa parte do mercado financeiro não acredita no governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Analiso pesquisas há mais de vinte anos e não me lembro de ter visto uma pergunta respondida da mesma forma por 100 % dos entrevistados. Nesta amostra, porém, isso aconteceu. A questão era: “Você acredita que o governo conseguirá zerar o déficit no ano que vem?”. Todos responderam “não”.

Isso demonstra o descrédito pelo qual passa o governo junto aos agentes de investimentos. Outros exemplos contundentes:

Leia Mais

Casa moderna com piscina e áreas sociais integradas revela projeto eficiente e sofisticado

Grandes janelas de vidro dão uma vibe completamente única para essa casa com 3 dormitórios

9 de janeiro de 2026
Casa de campo pequena com varanda ampla revela escolhas que ampliam conforto e uso dos espaços

Com 70 metros quadrados, cozinha externa com churrasqueira, esse projeto de casa conquista até os mais exigentes

9 de janeiro de 2026

+ Cerca de 73 % acreditam que a política econômica do Brasil está indo na direção errada.

+ Eram 65 % que achavam positivo o trabalho do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no mês de julho. Agora, este índice caiu para 43 %,

+ São 80 % que dizem ser a atual equipe econômica pior do que a do governo anterior.

+ Em julho, 53 % afirmavam que a economia iria melhorar e 21 % que iria piorar; agora, os números praticamente se inverteram: 55 % apostam na piora e 21 % na melhora.

+ Mas e em relação ao crescimento econômico visto em 2023? Apenas 5 % acham que essa performance se deve ao governo atual; 67 % acreditam que o resultado positivo é resultado de medidas anteriores e 28 % creditam o aumento do PIB ao cenário externo.

Os petistas poderão dizer que o mercado financeiro é bolsonarista e, por isso, seria contrário à administração lulista e a favor da anterior. Neste caso, vejamos o capítulo do estudo dedicado à credibilidade dos líderes políticos. Lula tem a pior avaliação de todos: apenas 1 % dos entrevistados dizem confiar muito nele. Mas Jair Bolsonaro não fica muito distante disso. Somente 5 % dos pesquisados depositam confiança total no ex-presidente. O resultado obtido por Bolsonaro mostra que os entrevistados podem ser liberais, conservadores, direitistas ou coisa que o valha. Mas não são necessariamente bolsonaristas.

No Parlamento, a coisa anda feia para o lado de quem manda nas casas legislativas. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, tem a confiança plena de apenas 2 %; e no caso do presidente da Câmara, Arthur Lira, este índice é de 5 %.

Quem se saiu muito bem neste estudo – e isso dá uma pista sobre quem pode ser de fato um grande padrinho eleitoral no pleito de 2024 — foram os governadores. Romeu Zema goza da confiança plena de 42 % deste grupo; já Tarcísio de Freitas é considerável muito confiável por 51 %.

De todas as lideranças pesquisadas, porém, a de Roberto Campos Neto é a de maior aprovação: 75 % dos entrevistados afirmam confiar muito nele.

O grupo pesquisado é pequeno (100 pessoas) e representa apenas uma fatia do mercado (fundos de investimentos). Mas é uma amostra suficiente para perceber que a credibilidade do governo vai de mal a pior entre os agentes financeiros.

Definitivamente, em um país como o Brasil, é difícil ser otimista. Mas, como dizem por aí, sou brasileiro e não desisto nunca. Prefiro correr o risco de errar ao acreditar no futuro do que ficar paralisado pelas energias negativas do presente. Para quem é empreendedor, não há outra alternativa. Sabemos que a coisa está complicada, mas há uma única direção a tomar: para frente.

No meio deste caminho tortuoso e inóspito, iremos criar soluções novas para ficar no jogo e avançar algumas casas. Não se trata de ignorar a realidade – e sim tentar transformar a negatividade em algo a seu favor. O primeiro passo é não se deixar contaminar pelas notícias ruins e encontrar oportunidades quando os demais estiverem retraídos e pessimistas. E o segundo? Vamos descobrir o que fazer conforme a estrada vai se descortinando à frente, sabendo que temos pouco tempo para nos adaptar e encontrar soluções para os problemas. Esta é a vida do empreendedor: quem não tem salário fixo precisa sempre que se virar. Parece difícil e cansativo, mas é uma vida fascinante.

*Coluna escrita por Aluizio Falcão Filho jornalista, articulista e publisher do portal Money Report, Aluizio Falcão Filho foi diretor de redação da revista Época e diretor editorial da Editora Globo, com passagens por veículos como Veja, Gazeta Mercantil, Forbes e a vice-presidência no Brasil da agência de publicidade Grey Worldwide;


As opiniões transmitidas pelos nossos colunistas são de responsabilidade do autor e não refletem, necessariamente, a opinião da BM&C News.

Histórico mostra que corte de juros tende a impulsionar o Ibovespa

Com mais de 2 milhões de blocos de pedra, a estrutura é a única das Sete Maravilhas do Mundo Antigo que ainda existe

Trabalhadores de carteira assinada estão atentos às regras das férias que estão valendo em 2026, segundo a CLT

Com sua forma elíptica e escamas de metal, a estrutura virou o maior aquário de água doce do mundo e um ícone de Campo Grande

Ibovespa fecha semana em alta e acumula ganho próximo de 2%

Batatas fatiadas em segundos e uma fritura ultrarrápida: este é o segredo da crocância das batatas

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.