BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Ponto de inflexão: Rally de Natal pode ser antecipado?

Esta semana que passou tivemos eventos importantes que foram precificados no mercado de forma expressiva. Teria o mercado chegado a um ponto de inflexão?

William Castro Alves Por William Castro Alves
11/11/2023
Em OPINIÃO

Esta semana que passou tivemos eventos importantes que foram precificados no mercado de forma expressiva. Teria o mercado chegado a um ponto de inflexão? Além disso, entramos em um momento que estatisticamente ou historicamente se mostrou favorável para o mercado. Estaríamos iniciando o Rally do Natal? Vamos averiguar…

MAS PRIMEIRO, 2 CONVITES:

Nesta semana teremos 2 lives, o Conexão Avenue, uma para falar do cenário macroeconômico na segunda-feira (06/11) às 19h; e outra para falar de alternativas de investimentos em ações, REITs e ETFs na quinta-feira (09/11).

Ambas ocorrerão no canal de YouTube da Avenue, então inscreva-se e ative as notificações para não perder!

MUITO CONTEÚDO PARA VOCÊ…

Além disso, vale ressaltar que temos uma página repleta de conteúdo para que vocês não percam nada do que acontece no mercado americano. Vocês podem acompanhar tudo o que movimenta o dia a dia do mercado por aqui:

Ou ainda, confira o nosso canal no Spotify.

Mas vamos lá, começando…

1) DECISÃO DE JUROS…

Primeiro, na quarta-feira, conforme o esperado, o Banco Central americano manteve a taxa básica de juros americana em uma faixa entre 5,25% e 5,50% e, em geral, trouxe poucas mudanças em termos de comunicado e postura do presidente do Fed. No entanto, um fator determinante foi o fato de o Fed ressaltar que as condições financeiras estão apertadas – reflexo da alta das taxas de juros de longo prazo observada recentemente – e que isso pode vir a refletir na atividade econômica. O mercado, por sua vez, entendeu que esse reconhecimento permite ao Fed não alterar novamente as taxas de juros, dado que elas já se encontram em uma posição contracionista para a economia.

O mercado, por sua vez, entendeu que esse reconhecimento permite ao Fed não alterar novamente os juros, dado que eles já se encontram em uma posição contracionista para a economia.

2) QUANTITATIVE TIGHTENING

Além disso, o Fed anunciou que vai reduzir o ritmo de venda de títulos no mercado aberto. Isso quer dizer que ele está reduzindo o ritmo da redução do seu balanço, ou seja, diminuindo o ritmo do seu aperto monetário. Traduzindo, ele está ‘tirando o pé do acelerador’ do seu aperto monetário. Dediquei um Insights inteiro para explicar essa relação; vale a pena lê-lo aqui:

Taxa de Juros nos EUA: desvendando tendências e oportunidades

Fonte: Bloomberg – 02/nov/2023

3) PAYROLL

E na sexta-feira tivemos o relatório sobre o mercado de trabalho americano. Foram criados 150 mil postos, ante os 180 mil esperados. A taxa de desemprego subiu novamente para 3,9%, ficando acima do esperado. O rendimento médio por hora, uma medida-chave para a inflação, aumentou 0,2% no mês, menos do que a previsão de 0,3%. Chamou a atenção ainda a revisão para baixo de mais de 100 mil postos de trabalho que haviam sido computados nos meses anteriores.

Então, em suma, os diferentes indicadores que o relatório fornece apontaram para o mesmo lado, ou seja, que a economia americana parece dar sinais de desaceleração.

Fonte: CNBC – 03/nov/2023

MPACTO NOS MERCADOS

O impacto nos mercados foi muito claro:

Leia Mais

ALPHABET, DONA DA GOOGLE

Alphabet atinge US$ 4 trilhões de valor de mercado pela primeira vez

12 de janeiro de 2026
Refúgio aconchegante com lareira central, deck externo e áreas sociais abertas para lazer familiar

80 metros quadrados, um projeto moderno com resistência ao calor e frio, lareira central, sendo perfeito para viver com tranquilidade

11 de janeiro de 2026
  • Reduziram-se as apostas de aumentos de juros. Agora, 95% apostam que os juros devem se manter inalterados na próxima reunião em 13 de dezembro, de acordo com a ferramenta CME tool watch. Vimos os yields dos títulos americanos cederem, especialmente os de longo prazo. Abaixo, o gráfico mostra a curva de juros de 10 anos (azul), 20 anos (laranja) e 30 anos (verde).
Fonte: Tradingview – 05/nov/2023
  • O dólar cair, como reflexo da queda dos yields e da percepção de que a economia está desacelerando. Abaixo, o gráfico do índice do dólar (DXY).
Fonte: tradingview – 05/nov/2023
  • Ativos de risco performaram bem. Abaixo gráfico dos índices Nasdaq (azul), S&P500 (preto) e Dow Jones (verde)
Fonte: Tradingview – 05/nov/2023

LEITURA.

A leitura e precificação de ativos nesta semana transmitiram uma mensagem importante de que o mercado não acredita que haverá mais aumentos de juros no futuro próximo. Em outras palavras, a grande questão dos últimos 24 meses, ou seja, até onde as taxas de juros americanas poderiam subir, parece começar a ser respondida. Esse evento é muito relevante e pode marcar um ponto de inflexão significativo. Aliás, isso justifica a alta dos mercados, a queda do dólar e dos yields americanos nesta semana. Além disso, observamos um desempenho sólido de ativos mais influenciados ou correlacionados com as taxas de juros, como REITs e small caps nesta semana.

Embora seja um pouco prematuro, vejo pouco espaço para a necessidade de novos aumentos de juros, a menos que ocorram choques de oferta ou eventos inesperados que mudem a dinâmica atual. Ainda assim, o cenário principal é que o Fed deve manter as taxas de juros elevadas por mais tempo, até que a inflação realmente ceda.

 Foi emblemática a convergência de fatores que observamos nesta semana, algo que não pode ser ignorado. Nas últimas semanas, tenho comentado que esses momentos de negatividade ou pessimismo no mercado, quando vemos o índice Fear and Greed atingir níveis de ‘medo extremo’, muitas vezes criam as melhores oportunidades de entrada no mercado de ações. É interessante notar que esses fatores ocorreram em um momento sazonalmente favorável para o mercado, como menciono mais abaixo.

 No mercado de títulos, o achatamento recente da curva de juros mostra o tamanho da oportunidade que estamos tendo para capturar retornos historicamente elevados na renda fixa. Além disso, se continuarmos a ver o achatamento da curva (queda dos yields), teremos o impacto positivo da marcação a mercado ocorrendo na classe de ativos. Portanto, o movimento que vimos nesta semana também foi muito benéfico para os bonds.

COMEÇOU O RALLY DE NATAL?

O Rally de Natal está normalmente associado à alta que historicamente o mercado de ações apresenta na semana que antecede o dia 25 de dezembro ou que se estende até os primeiros dias do novo ano. Parece estar muito mais relacionado ao fechamento de cotas dos fundos de investimento e a questões tributárias, mas é um fato que os últimos meses do ano historicamente se mostraram positivos para o mercado. Abaixo, um gráfico que mostra que novembro tradicionalmente se revelou um mês favorável para a bolsa americana.

Fonte: ISABELNET on X – 03/nov/2023

Não obstante, tal estatística ocorre após 3 meses de queda no mercado. Ainda no campo estatístico, o que a história nos mostra é que após esses momentos, o período subsequente se mostrou favorável para o mercado.

Fonte: RyanDetrick – 31/out/2023

Nada garante que essas estatísticas se repetirão… por outro lado, a história e os números mostram que elas aconteceram… interessante, não é?

RESULTADOS

Até o momento (03/11), 81% das empresas do S&P 500 relataram seus resultados, e destas, 82% reportaram lucro por ação acima das estimativas, um número acima da média tradicional (média dos últimos 5 anos) de 77%. Em geral, as empresas reportaram lucros 7,1% acima das estimativas, com um crescimento em relação ao 3T22 de cerca de 3,7%. Em termos de receitas, 62% das empresas do S&P 500 reportaram receitas acima das estimativas, mas com um número mais modesto, apenas 0,7% acima das estimativas e um crescimento até o momento de 2,3% – fonte.

Esta será mais uma semana intensa em termos de números. Produzimos muito conteúdo aqui na Avenue e estamos sempre de olho em tudo o que acontece aqui nos EUA. Uma forma de você acompanhar é através deste link abaixo:

Divulgação de Resultados EUA

Abaixo, o calendário das empresas que divulgam nesta semana:


Quer investir em renda fixa americana? Abra uma conta na Avenue.

*William Castro Alves é Estrategista-chefe da Avenue Securities


As opiniões transmitidas pelos nossos colunistas são de responsabilidade do autor e não refletem, necessariamente, a opinião da BM&C News.

Com ondas eletromagnéticas que varrem 100 metros de pista, o novo radar de transito está funcionando em 2026 e identifica quem freia em cima da hora

Com colunatas, tijolos cerâmicos e jardins planejados, esse museu é o maior símbolo da Independência do Brasil

Essa lua gelada de Júpiter pode guardar um oceano secreto e pistas sobre a origem do Sistema Solar

Veja como escolher o tapete ideal para sua sala com dicas de tamanho, material, estilo e manutenção

Corte de juros no radar: mercado vê 0,25 ponto como movimento mais seguro

Essa cidade do Espírito Santo, conhecida como “Cidade do Verde” encanta com clima europeu e natureza preservada

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.